Propostas comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 159 (39581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVAS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL UTILIZANDO A TECNOLOGIA SOLAR TÉRMICA CONCENTRADA

Cristiane Lodi

Dissertação

de

Mestrado

apresentada

ao

Programa de Planejamento Energético, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Planejamento Energético.

Orientadores: RobertoSchaeffer Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti

Rio de Janeiro Junho de 2011

PERSPECTIVAS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL UTILIZANDO A TECNOLOGIA SOLAR TÉRMICA CONCENTRADA

Cristiane Lodi

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOSNECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM PLANEJAMENTO ENERGÉTICO.

Examinada por:

__________________________________________ Prof. Roberto Schaeffer, Ph.D.

__________________________________________ Prof. Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, D.Sc.

__________________________________________ Prof. Alexandre Salem Szklo, D.Sc.

__________________________________________ Dr.Ricardo Marques Dutra, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL JUNHO DE 2011

Lodi, Cristiane Perspectivas para a Geração de Energia Elétrica no Brasil Utilizando a Tecnologia Solar Térmica Concentrada / Cristiane Lodi – Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011. XV, 127 p.: il.; 29,7 cm. Orientadores: Roberto Schaeffer Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti Dissertação (mestrado) – UFRJ/COPPE/Programa dePlanejamento Energético, 2011. Referências Bibliográficas: p. 122 - 127 1. Energia solar. 2. Energia renovável. 3. Planejamento energético. I. Schaeffer, Roberto et al. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Programa de Planejamento Energético. III. Título.

iii

A meu pai e minha mãe, que me deram a vida e me ensinaram a caminhar.

iv

"Nunca pensei em compor música para conquistarreputação e honra. Preciso pôr para fora o que tenho no coração, é por isso que componho". Ludwing Van Beethoven (1770-1827) v

AGRADECIMENTOS

Tal como um trem, que entre a estação de partida e a de chegada encontra estações intermediárias, assim foi a construção desta dissertação, onde pessoas especiais contribuíram durante minha jornada, cada qual em uma estação. Agradeço a Deus, pelaporta que foi aberta e pela saúde presente. Agradeço à Petrobras, pela política de recursos humanos de capacitação de seus funcionários e pelo plantio da semente desta presente trabalho. Agradeço aos meus queridos orientadores, Prof. Dr. Roberto e Prof. Dr. Evandro, sem os quais não seria possível a existência desta trabalho. Dr. Roberto, pela confiança em mim depositada, desde o primeiro dia no PPE,por ter aceito a orientação, pela paciência, pelo incentivo constante, pela atenção, pelo carinho e por me proporcionar o privilégio de me tornar uma pessoa melhor. Dr. Evandro, por ter aceito a orientação, por seu entusiasmo sempre presente e pelo apoio incondicional para meu crescimento. Duas palavras ficarão para sempre na minha lembrança ”coragem” e “voilà”! Agradeço aos amigos da área de G&E,em especial a Evânia, Virgílio, Franco, Thatiana, Tell, Paulo Alonso, Frazão, Sartori e Hijjar, pelo apoio, pela confiança e pelos graus de liberdade. Agradeço ao amigo Gilberto João Francisco, pela paciência, pelo entusiasmo sempre presente e pelo apoio incondicional. Agradeço aos amigos do Cenpes, em especial a Miller, Rafaela, Márcia e Patrícia, pelo conhecimento compartilhado. Agradeço aosfuncionários do PPE, em especial a Sandra e Paulo, pelo apoio, pelo carinho e pela atenção. E, finalmente, agradeço ao meu querido Carlos Frederico, meu acalanto, meu amor. Pela cumplicidade, pelo apoio e amor sem medida.

vi

Resumo da Dissertação apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

PERSPECTIVAS PARA A...
tracking img