Proposta tcc - ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE TCC

Aluna        JAQUELINE DOMENCIANO
Data        07/06/2011


TEMA - O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCACAO A DISTANCIA

O ensino à distância (EaD), é conhecido desde o século XVIII quando o jornal “A Gazeta de Boston”, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: "material para ensino e tutoria por correspondência" conforme artigo publicado pela UFC apud LANDIM(1997). Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Esta modalidade de ensino surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial. O ensino à distância evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam oambiente educativo e a sociedade.
No início, as informações eram passadas aos alunos através dos meios de comunicação da época: cartas, jornais, rádio, televisão, entre outros.
Atualmente, estamos totalmente expostos as novidades da tecnologia. Basta repararmos como as tecnologias de Informação e comunicação (TIC) estão presentes em nosso dia-a-dia, tanto na vida familiar como em nossasatividades profissionais. Desde o acordar, de manhã, até o início do sono, à noite, nos dias de trabalho e também nos dias de descanso, a conexão online, os modernos aparelhos eletrônicos (celular, TV digital, lap top, I-pad) são nossos companheiros inseparáveis, onde quer que estejamos.
Tais tecnologias facilitam o processo de aprendizagem na educação à distância. Hoje, o conhecimento éadquirido através de informações que podem ser disponibilizadas tanto em impressos como em simuladores on­line, através das redes de computadores, avançando em direção da comunicação instantânea de dados voz­imagem, via satélite ou por cabos de fibra ótica, com aplicação de formas de grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer utilizando-se de inteligência artificial - IA, ou mesmo decomunicação instantânea com professores e monitores. Desta forma, a relação entre professor-estudante, tutor-estudante, professor-tutor e estudante-estudante é privilegiada e garantida, pois, as tecnologias disponíveis são capazes de contribuir para evitar o isolamento e manter um processo instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de interdisciplinaridade e de adoção de atitudes derespeito e de solidariedade ao outro, possibilitando ao estudante o sentimento de pertencimento ao grupo.
De uma forma geral, tanto os professores de educação presencial como os professores de educação à distância, devem aperfeiçoar-se em práticas pedagógicas que sejam mediadas pela tecnologia, visando à melhoria do processo de aprendizagem.
A Web (internet) é encarada como uma grandealiada no processo de construção do conhecimento. Segundo MORAN (2006) as possibilidades vão desde seguir algo pronto (tutorial), apoiar-se em algo semi-desenhado para complementá-lo até criar algo diferente, sozinho ou com outros. A facilidade do acesso a internet, fez com que as pessoas mudassem a forma de a utilizarem. As pessoas deixaram de ser meros utilizadores das informações disponíveis epassaram a ser produtoras de informação. Deu-se então uma nova era da internet – a Web 2.0.
Com isso, aumentou-se também a quantidade de material disponibilizado que não tem a autoria declarada corretamente, com dados incoerentes e sem fundamentação teórica.
Quando se fala de simples usuários, nem dá para questionar. Agora, se tratando de educadores, espera-se que utilizem estasfacilidades disponíveis na Web 2.0 para modificarem suas formas de transmitir o conhecimento de modo a acompanhar a evolução tecnológica a que os educandos estão submetidos, pois, se isto não acontecer, os educadores serão ultrapassados pelos seus irrequietos alunos que, nas aulas e fora delas, se fazem acompanhar do que há de mais atualizado nas vias digitais e nas redes sociais.
Conforme descrito por...
tracking img