Proposta para tese de mestrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de estudos – Seleção de Mestrado 2013 - PPED – IE/UFRJ

Candidata: Deborah Scheinkmann Gelwan



1. Área de concentração, temas e disciplinas de interesse

➢ A área de concentração é: Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento (IPID).
➢ Temas de Interesse: inovação; estratégias de desenvolvimento e mudança institucional; economia do conhecimento; redes sociais,redes tecnológicas; parcerias tecnológicas e comercialização de tecnologia; mecanismos de acesso à informação tecnológica, ao mercado de tecnologia e ao sistema de propriedade intelectual pelas micro, pequenas e médias empresas. As áreas de interesse foram selecionadas tendo em vista a experiência profissional da candidata e o tema a que se propõe pesquisar.
➢ Disciplinas de Interesse:Obrigatórias:
Métodos Quantitativos para Análises Sociais e Econômicas
Metodologia de Pesquisa para Dissertação de Mestrado

Eletivas:
Conhecimento e Inovação em Micro e Pequenas Empresas (IED)
Instituições, Organizações Econômicas e Estratégias (IED)
Políticas Públicas e Gestão Descentralizadas (GPP)

Específicas da área de concentração (IPID):
Economia da Tecnologia
Globalização eHarmonização dos Direitos de Propriedade Intelectual
Negociação e Transferência de Tecnologia
Organização do Mercado Internacional de Tecnologia
Gestão Pública, Propriedade Intelectual e Estratégias de Desenvolvimento
Limites Concorrenciais da Propriedade Intelectual
Proteção Intelectual em programas de computador

2. Proposta de objeto para a dissertação de Mestrado
A InovaçãoColaborativa como ferramenta de alavanca do empreendedorismo – o Caso da IBM Brasil
O objetivo do estudo é investigar de que forma determinados preceitos do conceito de Inovação Aberta (Open Innovation) podem ajudar a fomentar o empreendedorismo e a inovação no Brasil, num ambiente de negócios globalizado e cada vez mais complexo. O projeto visa analisar como o modelo colaborativo alimenta novosecossistemas de inovação e quais políticas públicas podem contribuir para este processo. O problema proposto para pesquisa tomará como base o caso da IBM Brasil, que trouxe para o país seu modelo de colaboração com venture capitalists, cujo intuito é impulsionar a inovação e o crescimento das empresas de tecnologia. A IBM atua junto a empreendedores de capital de risco fazendo a aproximação entre osque desejam investir em projetos de infraestrutura tecnológica e as start-ups com potencial de se tornarem parceiros de negócios IBM. Dentro do conceito de inovação aberta, a IBM também adota a pesquisa colaborativa, conduzida em parceria com empresas que atuam principalmente na área de recursos naturais.




3. Justificativa da proposta

As inovações tecnológicas tiveram impactofundamental no desenvolvimento econômico e vêm sendo objeto de estudo para muitos economistas e teóricos ao longo dos séculos. Karl Marx já descrevera a tecnologia como alavanca do processo de avanço do capitalismo. A mudança tecnológica, para ele, era a base do aumento da produtividade e da geração de lucros (Tigre, P., 2006). Joseph Schumpeter realçou, em suas teorias sobre o desenvolvimentoeconômico, a importância das inovações, imprimindo com seus trabalhos um marco sobre o tema. Para ele, a mudança tecnológica constitui o motor do desenvolvimento capitalista, revolucionando a estrutura econômica por dentro em um processo ao qual chamou de destruição criadora (Schumpeter, J., 1961). Schumpeter se baseou no papel do empresário inovador, que dá aplicação econômica a uma invenção. Suasideias deram início à Economia da Inovação. Inúmeros discípulos de Schumpeter trouxeram outras contribuições ao estudo dos impactos das inovações tecnológicas na economia e na sociedade, desenvolvendo as teorias econômicas denominadas como evolucionistas ou neosschumpterianas, que difundiram o emprego de analogias biológicas para explicar o caráter evolutivo do desenvolvimento capitalista e,...
tracking img