Proposta para restauro do edifício situado na Praça Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Histórico de Silvânia, Goiás

388 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNUCET
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ACADÊMICA: FERNANDA DORNEL DE MELLO

“Entende-se geralmente por restauro, qualquer atividade desenvolvida para se prolongar a conservação dos meios físicos a que está atribuída a consistência e a transmissão da imagem artística, também se pode aplicar este conceito para nele se compreender a reintegração, tanto quanto possível aproximativa, de uma imagem artística mutilada.”
(Os fundamentos teóricos do restauro)
Para melhor emprego da restauração do edifício situado na Praça Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Histórico de Silvânia, é preciso antes promover uma orientação dedicada aos habitantes da cidade, para que entendam o verdadeiro valor de um patrimônio tombado e qual a importância de preservá-lo.
Propõe-se o uso do material utilizado originalmente, o ADOBE, tijolo feito de barro e fibras naturais ou animais. Este, seria feito pelos próprios moradores, pois, participando ativamente da restauração do edifício, entenderiam melhor seu significado, colaborando para a preservação do mesmo. Esta técnica pode ser observada no “RESTAURO ROMÂNTICO”, defendido principalmente por John Ruskin, que dizia que deve-se “tornar a arquitetura do presente, história; e preservar, como a mais preciosa das heranças, aquela de épocas passadas”.
Utilizando também ideias do “RESTAURO CRÍTICO”, que defende que cada caso deveria ser analisado de forma crítica, constituindo uma realidade em si, não podendo ser enquadrado em modelos pré-estabelecidos, o qual seu principal representante é Cesare Brandi, que diz que “o restaurador, ao abordar uma obra, deveria fazer uma avaliação crítica dos aspectos históricos / estéticos do bem a ser restaurado e, a partir dessa análise, fazer suas escolhas, definir sua atuação”.
Analisando o edifício criticamente, foi feita a escolha de utilizar as partes originais ainda existentes, porém, com intervenções ou adições feitas distintas do original, para não levar ao

Relacionados

  • Agepel: políticas públicas de cultura
    59679 palavras | 239 páginas