Proposta para implementação de um servidor de autenticação radius utilizando o freeradius para melhorar a segurança de acesso a rede sem fio do ifes – campus colatina

907 palavras 4 páginas
4. PROPOSTA DE PERSONALIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA FACILITAR A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA A DISTÂNCIA DO CEFETES UNED COLATINA.
Como aplicação prática deste trabalho, foi realizada a personalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, a partir dos estudos teóricos apresentados anteriormente e da constatação da inexistência de Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado na UnED Colatina para implantação do curso técnico de informática a distância na UnED Colatina.

A infraestrutura necessária para instalação do Moodle – 1.9 (versão atual) é chamada LAMP já que o Moodle é desenvolvido principalmente em Linux – usando Apache, MySQL e PHP, desta forma, utilizamos o sistema operacional Ubuntu Server 8.0 por oferecer um servidor com LAMP pré-configurado.

Esse conjunto de software fornece produtividade, desempenho, escalabilidade, segurança e confiabilidade, além disso, não trazem elevados custos de licença porque são software livre. Entretanto, também é testado regularmente com PostgreSQL e nos sistemas operativos Windows XP, Mac OS X e Netware 6.

[pic]

Figura x - Infraestrutura LAMP

O acesso para o usuário ocorre através de requisições ao servidor Apache, que interage com algum código PHP da ferramenta, o qual por sua vez realiza o acesso aos dados armazenados no banco de dados MySQL, retornando ao cliente as informações.

São inúmeros os recursos que o Moodle coloca à disposição de seus usuários. Assim, no curso técnico de informática a distância da UnED Colatina, personalizamos o AVA Moodle tendo em vista: a seleção de seus principais recursos de comunicação e de entrega do conteúdo e a clareza e simplicidade da interface gráfica, já que o ambiente permite inúmeras formas de organização da tela.

Além disso, seguiremos os referenciais de qualidade de um curso a distância definidos pelo MEC (2002), que abrange os seguintes tópicos:

1. Processo de ensino e aprendizagem e organização

Relacionados