Proposta para confecção de ferramente de auxilio a montagem de TC

877 palavras 4 páginas
Pesquisa Sobre Dificuldades
Encontradas no Processo de
Confecção de Trabalhos Científicos e
Criação de uma
Ferramenta/Software Para Auxiliar o Docente
Pré-projeto de Mestrado

Joanan Luiz de Mendonça Júnior

( joananjr@gmail.com)

Recife, 04 de novembro de 2013

Sumário
1 Justificativa, 3
2 Revisão da literatura, 3
3 Objetivo, 3
4 Metodologia, 4
5 Referências bibliográficas, 5

1. Justificativa
As inúmeras e diversificadas atividades docentes e não docentes em instituições de educação superior, em cursos de graduação e de pós-graduação faz-nos perceber as dificuldades que os alunos encontram na elaboração de trabalhos científicos (TC), especialmente os denominados Trabalhos de
Conclusão de Curso (TCC) [1]. No processo de construção destes trabalhos há necessidade de muita dedicação do docente. Muitos deles não têm prévio conhecimento com TC e não somente este fato, dentre muitos outros, dificultam a confecção do mesmo. Este pré-projeto propõe minimizar parte destes problemas com a pesquisa destes fenômenos e verificar quais deles estão relacionados a organização, acompanhamento e evolução do trabalho. Em seguida desenvolver uma ferramenta com foco no auxilio no processo de montagem do TC. Nesta montagem a ferramenta controlará todos os passos do
TC garantindo o gerenciamento de versões dos itens e acompanhamento por parte dos orientadores de forma que o docente tenha facilidade no gerenciamento deste processo de confecção.
O processo científico é de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade e todo e qualquer empecilho que possa ser removido para melhorar o desenvolvimento deste tem sua importância.

2. Revisão da Literatura
Trabalho de Conclusão de Curso [1]
Guia para Eficiência nos Estudos [2]
Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica [3]

3. Objetivo
Após um espaço de tempo reservado para pesquisar os fatores que influenciam negativamente a conclusão de TC´s, desenvolver uma ferramenta (software)

Relacionados