Proposta espiritual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A proposta cristã de espiritualidade é utópica* (não encontrou lugar). Ela convida cada homem, cada mulher a serem restaurados à imagem de Deus. O parecer do evangelho é a transformação de cada serhumano, por meio do novo nascimento, que dá origem ao novo homem, à nova mulher, participantes da natureza divina (2Pe 1.4), que vivem agora, guiados pelo Espírito, predestinados a serem semelhantes aJesus (Rm 8.29; 2Co 3.18; Ef 4.22-5.2).

A espiritualidade hodierna está muito longe disso. Os papéis se inverteram e o que se vê no cotidiano é uma espiritualidade mística (em resposta àespiritualidade racional da modernidade), em que o ser humano cria um deus a sua imagem, tornando-se, assim, idólatra (Sl 135. 15-18).

Rotineiramente isso é visto no gueto evangélico. Onde Deus existe paraservir à humanidade, Ele é apenas um intermediário, o que se busca é a “bênção”. O propósito da frequência ao culto é receber o favor divino, nesse ambiente se aprende a manipular Deus; “reivindicandodireitos”, “decretando” bênçãos e “negociando a prosperidade”. Os dons espirituais servem para autopromoção, quem os exibe são considerados como verdadeiros santos; o crente é avaliado comoespiritual tendo por base as manifestações dos dons que lhes são concedidos. A fé é meramente exposta como uma habilidade de instrumentalizar os poderes divinos em benefício próprio, seu fundamento está no“poder”; “serve-se” a Deus pelo o que Ele pode dar não pelo o que Ele É (1Jo 4.8).

Urge que deixemos de lado a omissão típica do brasileiro, e lutemos pela proposta espiritual das escrituras. Vamosassumir a posição de servo/sacerdote, cumprindo a vontade de Deus na terra como ela é feita no céu (Sl 103.19; Mt 6.10; Mc 1.15; 2Pe 2.9-12); Deus não é intermediário, Ele é o alvo (Mt 6.33; Lc 11.9-13),é nossa obrigação o buscarmos intensamente (Sl 42.1; Sl 63.1). Por isso, entramos “pelas portas dEle com gratidão” (Sl 100.4), admitindo que já estamos no lucro pelo simples fato de estarmos...
tracking img