Proposta de trabalho na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO SOBRE A PROPOSTA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM REGGIO EMILIA
EDWARDS, GANDINE, FORMAN
(AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA)

O sistema Reggio Emilia pode ser descrito por uma coleção deescolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença dospequenos em projetos ricos, de longa duração, realizados em um belo contexto saudável e pleno de amor.
Em nenhum outro local do mundo existe tamanha relação harmoniosa e simbiótica entre a filosofiaprogressiva de Dewey de uma escola e suas práticas.
Seis lições que devem ser aprendidas com os colegas das pré-escolas municipais de Reggio Emília:
1. Crianças e professores juntos examinam tópicosde interesses para as crianças pequenas em detalhes e em profundidade no trabalho de projetos, e fazem um uso excelente de uma variedade de formas visuais e gráficas enquanto realizam isto. Osprofessores têm grandes expectativas sobre as capacidades das crianças de representarem seus pensamentos, sentimentos e observações por meios de habilidades gráficas que já possuem tais como desenhar, pintarmanusear outras artes gráficas. A equipe de professores age a partir de uma suposição que frequentemente ignoramos: a de que as crianças possuem um desejo inerente de crescer, de saber e decompreender as coisas a sua volta.
2. Quando a criança tem experiência no uso de seus desenhos, pinturas, etc., como uma base para uma discussão e trabalho adicionais, eles dão grande atenção a isso. Ascrianças pequenas não precisam levar trabalho para casa todos os dias; quando levam, o trabalho não está sendo usado para aprendizagem.
3. A introdução precoce à representação observacional e realísticanão inibe necessariamente as capacidades ou desejos das crianças de usar meios para a expressão abstrata, criativa e também imaginativa.
4. A espécie de trabalho realizado pelas crianças nesses...
tracking img