Proposta de substituição do arranjo físico linear por celular em empresa do setor eletroeletrônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A preocupação em aumentar a produtividade nas empresas por meio da elevação da eficiência no nível operacional é uma antiga obsessão das organizações. Inicialmente, nos sistemas de produção característicos da Administração Científica, para se obter uma maior produção focava-se no trabalhador, controlando individualmente sua produtividade e na tarefa realizada pelo mesmo. Estecontrole iniciou-se no final do século XIX, com a implementação da divisão de tarefas, criação de procedimentos operacionais, supervisão do trabalho etc. Todas estas ações tinham como objetivo um alto nível de especialização do operário, que se tornava um especialista em uma operação. Para isso, as empresas utilizavam todos os princípios tecnológicos existentes em sua época, procurando aplicar nasoperações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam as operações das máquinas. Para tanto, as operações eram decompostas, definia-se os movimentos úteis a serem utilizados para execução da tarefa, e finalmente as operações eram novamente reunidas na sequência em que poderiam ser realizadas no menor tempo.
Atualmente sabe-se que para obter maior produtividade não basta direcionaras ações no trabalhador, pois ele é apenas parte integrante da produção. A infraestrutura organizacional e mais especificamente o arranjo físico, é um fator que impacta na produtividade de uma organização. Embasadas neste aspecto, as organizações precisam utilizar diversos métodos científicos para definir o arranjo físico, primeiramente é necessário identificar os tipos de processos existentes naorganização, e posteriormente definir o melhor tipo de arranjo físico aplicável, classificando-o: como: posicional1, processo2, celular3, em linha ou por produto4. Portanto deve-se observar as diversas variáveis para se obter ganhos na produtividade.
Diante desse contexto, cabe ao engenheiro de produção o estudo e a implantação de melhorias no sistema produtivo, e para isso é necessáriofazer a análise dos processos, controle de qualidade, estudos de tempos e métodos, planejamento e controle de produção, entre tantas outras atividades relacionadas ao processo produtivo. O engenheiro de produção que geralmente é o responsável pela elaboração do arranjo físico, quando o elabora procura promover a integração entre os setores, e ao priorizar a integração minimiza a distância entre oscentros de trabalho e os fluxos, que passam a ficar enxutos. Com isso, reduz os custos operacionais através da redução das perdas, podendo ser por superprodução, transporte, processamento, fabricação de produtos defeituosos, movimentação, espera e estoque.
Sendo assim, a aplicação das técnicas de manufatura enxuta, associado ao conhecimento do profissional de engenharia de produção, auxilia asempresas em seu desenvolvimento. [1]



























1 Contexto do problema

O problema com a escolha de um arranjo físico inicia-se quando as empresas definem erroneamente o modelo a ser utilizado em seu sistema de produção. É importante compreender que o arranjo físico é essencialmente dinâmico, ou seja, deve ser adequado ao tipo de produto e aotipo de processo. O arranjo físico busca integrar mão-de-obra, material e equipamento, e quando essa interação não ocorre de forma adequada, surge o problema com a baixa produtividade.


1. Problema de Pesquisa


Como a alteração de um arranjo físico linear para celular pode contribuir para diminuição dos desperdícios num sistema de manufatura em uma empresa do setor eletroeletrônico?2 Objetivos


1 Objetivo geral

Analisar como a mudança de um arranjo físico linear para celular pode melhorar o sistema de produção de uma organização.

2. Objetivos Específicos

• Caracterizar o processo produtivo de uma empresa do setor de eletroeletrônico;
• Identificar os sete desperdícios existentes no arranjo físico linear, com base na manufatura enxuta;
•...
tracking img