Proposta de portifolio analise e desenvolvimento de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ANDRE DOS REIS FRANÇA
CASO PROPOSTO: NOSSA LOCADORA DE LIVROS
Cuiabá/MT
2012
ANDRE DOS REIS FRANÇA
CASO PROPOSTO: NOSSA LOCADORA DE LIVROS
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR,Disciplinas: Educação a Distãncia, Fundamentos da Administração da Informação, Funda,emtos de Lógica e Matemática Discreta, Organização de Computadores, Linguagem e Técnicas de Programação I e Seminários I sob a orientação dos Profºs: Everson Morais, Marco Hisatomi, Merris Mozer, Adeiane Loper e Veronice de Freitas.
Cuiabá/MT
2012
INTRODUÇÃO
No mundo atual a geração da informação é algo que crescenteque demanda novas formas gerenciamento, sendo sua boa ou má administração o que define o sucesso ou o fracasso da empresa.
O modo em que as informações surgem necessita de uma organização eficiente, geralmente administrada pelos sistemas de tecnologia da informação, não somente para organizar, mas, sobretudo para facilitar o trabalho.
Pensando nisso, a empresa Nossa Locadora de Livros,administrada pelo Sr. João Carlos desde a sua criação em 1995, caracteriza-se como uma empresa privada com fins lucrativos com o objetivo de atender a demanda de locação de livros.
A empresa com estoque de 20.000 títulos, classificado em diamante, ouro, prata e bronze, sendo os valores de locação organizados pela classificação dos livros, possui sete funcionários que atuam em diversas áreas.
Já noinício de suas atividades comerciais, em 1995, a empresa optou pela contratação de um sistema de tecnologia da informação - TI com o objetivo de informatizar as primeiras rotinas. Para realizar as atividades de informatização contratou a empresa Alunos da UNOPAR que assumiu o compromisso de atuar no desenvolvimento do sistema de locação de livros.
Portanto, o objetivo deste estudo foi apresentar asprincipais características dos tipos de sistemas de informação e conceituar alguns termos utilizados na linguagem de sistemas, com ênfase nos sistemas seqüencial e binária.
Por fim, apresentaram-se conclusão e as referências bibliográficas que subsidiaram a construção do referencial teórico.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: CENÁRIO PROPOSTO
EMPRESA NOSSA LOCADORA DE LIVROS
Desde a década de 90que grandes mudanças vêm ocorrendo no mundo do trabalho e dos negócios, o que cada vez mais obriga as empresas a incorporarem as novas tecnologias de gestão apresentadas pelos sistemas de informação.
Os Sistemas de Informação (SI) podem ser definidos como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, armazena, processa e distribui os dados e as informações, com afinalidade de dar suporte às atividades de uma organização, quais sejam: planejamento, direção, execução e controle (LAUDON; LAUDON, 2001).
Assim, a Tecnologia da Informação (TI) nas organizações tornou-se essencial para o sucesso das empresas, sendo que, de um papel restrito ao suporte administrativo, a TI se tornou um elemento incorporado às atividades fins, integrando-se aos serviços e produtos dasempresas, tornando-se por vezes o próprio negócio, como no caso das lojas virtuais controle (LAUDON; LAUDON, 2001).
A Tecnologia da Informação (TI) refere-se às tecnologias de computadores e telecomunicações utilizadas nas organizações, incluindo aquelas relacionadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos (APPLEGATE, MCFARLAN; MCKENNEY, 1996).
Desse modo, com a necessidadedas empresas em aderir a estas novas ferramentas de gestão os sistemas de informação estão evoluindo numa perspectiva crescente com o objetivo de controlar as atividades e recursos dos computadores, interpretando os comandos do usuário e traduzindo-os em ações dirigidas a alguma parte destes.
Para efetuar tais controles, os sistemas operacionais são compostos por um conjunto de programas,...