PROPOSTA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL VISANDO A REDUÇÃO DE CUSTOS E A CONSCIENTIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL PARA TODOS STAKHOLDERS DA ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE.

13100 palavras 53 páginas
1 INTRODUÇÃO

Atualmente, as questões relacionadas à sustentabilidade através da redução da utilização dos recursos naturais têm se tornado uma preocupação crescente na sociedade e consequentemente para as empresas, as quais têm mobilizado suas competências para compatibilizar o crescimento econômico necessário com a preservação ambiental para garantir a sobrevivência humana e também dos negócios, ou seja, a busca da sustentabilidade.
A utilização dos recursos naturais de forma desordenada vem reduzindo a possibilidade da continuação da vida em nosso planeta, isso veio despertar na sociedade a necessidade do desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, buscando diminuir ou anular a utilização de tais recursos. Portanto, devido à pressão da sociedade, a aplicação dos conceitos de sustentabilidade é essencial para as empresas e instituições.
O grande marco para o desenvolvimento sustentável mundial foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (a Rio 92), onde se aprovaram uma série de documentos importantes, dentre os quais a Agenda 21, um plano de ação mundial para orientar a transformação desenvolvimentista, dividido em 40 capítulos e 115 áreas de ação prioritária. A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades.
O consumidor é cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para a empresa garantir a satisfação dos consumidores ela terá que fornecer respostas coerentes a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado em relação à temáticas como a sustentabilidade e empenhando-se a atingir resultados positivos a favor do ambiente.
Empresas que queiram manter a competitividade ao longo

Relacionados