Proposta de conteúdo programático de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3657 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA



1. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª e 3ª SÉRIES – duas aulas semanais)



As políticas educacionais atuais são, na sua grande maioria, orientadas pelas necessidades mais imediatas da sociedade deixando muitas vezes, em segundo plano, o entendimento das relações sociais em sua totalidade. A Sociologia,enquanto disciplina, procura estabelecer um conjunto de noções básicas historicamente constituídas sobre trabalho- como grande tema central - e em conseqüência, sociedade, cultura, desigualdades sociais, capaz de propiciar ao aluno uma visão não estática nem dramática da vida social, mas, buscando despertar atitudes para uma tomada de posição objetiva diante dos fenômenos sociais.
Sendo assim, adisciplina se apresenta com o objetivo de discutir categorias que se apresentam como fundamentais para a formação da cidadania ou de um sujeito conhecedor de seus direitos e deveres na sociedade, capaz de emitir opinião ou juízo crítico relacionados a uma condição histórica – a sociedade contemporânea - em que está inserido. Ao mesmo tempo, levar o aluno perceber que esta condição, por ser sociale histórica, não é eterna, mas construída por homens e mulheres reais, em condições históricas determinadas e determinantes.




2. OBJETIVOS DA DISCIPLINA


2.1 -OBJETIVO GERAL:

Fornecer aos alunos elementos básicos para o conhecimento da sociedade em que vivem, compreendendo-a em sua dimensão histórica e transitória.
Propiciar condições mínimas para que os alunos formem umaconsciência crítica, com base em estudo das categorias que representam a constituição da sociedade contemporânea, permitindo uma análise da realidade social no campo cultural, político, ideológico, ético e econômico.
Incentivar a leitura de livros, jornais e revistas, bem como o interesse por alguns programas de televisão como jornais diários e apresentações especiais que tratam de questões ligadas àscondições econômicas, políticas e culturais do Brasil, fazendo com que o aluno interprete e discuta essas questões não só na sua realidade imediata, mas para que possa percebê-las nas relações históricas, além das aparências.


2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os conteúdos trabalhados e a metodologia de ensino visam a:


a) Introduzir o estudo de categorias que auxiliem o aluno nacompreensão da sociedade em que vive e na interpretação histórica desta sociedade, tomando como base o estudo do trabalho, entendido como ato fundador da sociedade humana. Demonstrar que as diferentes formas de trabalho caracterizaram diferentes organizações sociais, enfocando, especialmente, a relação de produção na sociedade moderna.


b) Propiciar conhecimentos necessários para instrumentalizar oeducando na sua atuação social, tornando-a crítica e produtiva no processo de transformação do mundo e na conseqüente construção de uma sociedade justa, humanitária e igualitária.

c) Demonstrar formas diferentes de interpretação da vida social ou de correntes teóricas no campo da Sociologia que buscaram interpretar as desigualdades sociais e os problemas por ela causados; fazer com que o estudanteidentifique a influência dessas idéias nas propostas da organização social – adaptação ou a luta de classe. Entender o conflito como produto das relações de produção, apresentando os movimentos sociais como construção histórica.

d) Indicar a vivência de práticas democráticas concretas para que o aluno possa desenvolver-se como sujeito livre, consciente e responsável na construção coletiva desua realidade histórica.


3 – METODOLOGIA e PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Os conteúdos trabalhados partem do cotidiano do aluno, da sua convivência e do seu entendimento da realidade. O papel do professor aparecerá como mediador desse conhecimento, demonstrando que a vida social – o real - é mais que a cotidianeidade e que o concreto, aquilo que o aluno vê no seu dia a dia é complexo e...
tracking img