Proposta de analise do filme: narradores de javé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.P CEL MANOEL RUFINO MAGALHÃES
NOME: JACIARA ALVES DE SOUSA Nº 21
NOME: FÁTIMA BEATRIZ MESQUITA DAMASCENO Nº 09
ANO/TURMA: 1ºENFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTÓRIA Prof.ª Mônica Gomes

Proposta de Análise dofilme:
Narradores de Javé

Março-2013
Santa Quitéria-CE
1) O que significa fazer o papel do escriba?
Os personagens se sentiam importantes em registrar sua história naquele livro, pois naverdade eram sua identidade que ia ali, seus antepassados, sua história. Tinha que ser um texto científico e esse gênero nos remete a algo de muito valor social, uma vez que a história só existe a partirda escrita. No entanto, o personagem de Antônio Biá foi excluído justamente por ser o único a dominar a escrita na cidade, pois para não perder seu emprego fez calunia da população. Naquela comunidadea escriba só veio a ter importância apartir da necessidade da construção da hidrelétrica

2) Qual o papel da escriba naquela comunidade?
Escrever a história da comunidade de Javé, com base nashistórias verídicas ou semelhante à verdade contada pelos moradores.

3) Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
A linguagem daquela comunidade caracterizava-se através da linguageminformal, representando a cultura daquele povo de maneira clara e objetiva, fazendo o telespectador acreditar no fato narrado.

4) Narradores de javé trata-se de uma realidade atual brasileira.Vários projetos para a criação de usinas tem tornado necessária a destruição de povoados e municípios ribeirinhos. Escreva um parágrafo envolvendo a construção de barragens e a conseqüente destruição dememórias de um povo. Não se esqueça de relacionar seu texto ao filme visto.
Regiões que tendem a ocupar espaços de barragens ou usinas estão desfavorecidas. Podemos tomar como exemplo o projeto da...
tracking img