PROPOSTA DE ALINHAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL DA JUSTIÇA ELEITORAL DO PARANÁ

7276 palavras 30 páginas
12 e 13 de agosto de 2011
ISSN 1984-9354

PROPOSTA DE ALINHAMENTO DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ORGANIZACIONAL DA JUSTIÇA
ELEITORAL DO PARANÁ
ROSEL GARCEZ TREVISAN
(UTFPR)
JOÃO HENRIQUE DE LIMA
(UTFPR)
REGINALDO WITIUK
(UNIFAE)
IVAN CARLOS VICENTIN
(UTFPR)

Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar modelos que possam contribuir para o alinhamento da tecnologia da informação com o planejamento estratégico organizacional, e conseqüentemente propor um modelo deste alinhamento para ser apliccado na justiça eleitoral do Paraná. Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto a natureza; e em relação aos objetivos é uma pesquisa exploratória. Envolve levantamento bibliográfico e também análise de exemplos que auxiliam a compreensão. O foco do estudo está nos conceitos relacionados ao planejamento estratégico organizacional e de tecnologia da informação, e na forma de estruturação do alinhamento destes planejamentos. Este alinhamento pretende tornar a gestão pública mais eficiente nas suas funções, tendo em vista que na gestão moderna a organização precisa aprender a conviver em um mundo organizacional cada vez mais dependente da tecnologia da informação para atingir seus objetivos estratégicos. Áreas importantes estão englobadas na pesquisa, como gestão da informação, conhecimento e inovação, planejamento estratégico e gestão da tecnologia da informação. Palavras-chaves: Planejamento estratégico. Tecnologia da informação.
Justiça eleitoral do Paraná. Alinhamento.

VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011

1 INTRODUÇÃO
Os recentes avanços tecnológicos têm causado uma grande revolução no modo de vida das pessoas. Os ambientes organizacionais não passam incólumes a essa transformação e nas últimas décadas houve a elevação de um novo requisito para gerir empresas públicas e privadas: a informação.
As tecnologias recentes transformaram a informação em um insumo

Relacionados