Proposta da implementação de uma ferramenta de comunicação interna e externa entre os diversos setores laborais da ufal

Páginas: 57 (14202 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
CAPÍTULO I

1. Apresentação

Atualmente se vive no mundo em que as coisas acontecem de forma simultânea, rápida e cujas relações são voláteis, globalizadas. Na sociedade moderna as organizações buscam ser cada vez mais lucrativas e estimula os sujeitos a se tornarem mais polivalentes e virtualizarem suas relações. Por isso, muitas organizações têm optando por novas tecnologiaspara que os processos administrativos e as relações comerciais trabalhem de forma mais rápida, eficaz e eficiente.

É bastante comum muitas organizações incursarem e optarem por novas tecnologias para criação de espaços, interações, diálogos e visibilidade às suas ações, melhorando também a comunicação entre os setores da organização e dando maior agilidade aos processos e ao atendimentoao público, como é o caso das formas de interatividade chamadas de: Fale Conosco, Serviço de Atendimento, homepages das organizações, correios eletrônicos, fax, etc.( KUNSCH, 2003)

É diante das necessidades atuais que os processos organizacionais devem criar mecanismos virtuais e tecnológicos para repassar informações tanto entre empresas quanto entre seus departamentos. Esta mesmanecessidade foi percebida entre os departamentos da Universidade Federal de Alagoas, para facilitar os procedimentos laborais entre os funcionários; agilizando os processos administrativos que ainda estão sendo feitos por “caneta e papel”, tornando moroso demais a transmissão de ofícios, atas, circulares, etc.

Compreende-se que de posse de um endereço eletrônico ou de um programa quefacilite a transmissão de documentos, para os diversos departamentos da entidade, este torne mais ágil os processos administrativos, o trabalho dos funcionários e as relações no ambiente de trabalho, pois o uso da Internet e de programas de interatividade são atualmente de vital importância para as organizações, uma vez que passou a representar a possibilidade de estreitamento das relações entrediversos públicos e setores, além de tornar visível e rápido o seu conteúdo, pois na modernidade a “ordem é ser rápido”.

Geralmente os programas virtuais facilitam a comunicação dirigida, entre os departamentos da entidade; pois, atualmente acontece entre vias escritas, tornando os processos administrativos e de comunicação muito morosos e arcaicos e o impacto das novas tecnologias como ouso da Internet favoreceria as relações de trabalho e modernizaria a universidade.

É diante das suas vantagens, como: redução de papéis, facilidade de preenchimento de guia de remeça de docuementos, digitalização da informação, agilização no processo de comunicação, facilidade na prestação de informação, produção de relatórios mensais, criação de um banco de dados pra consultas, reduçãodo tempo de informação. E também de suas desvantagens, como: gasto excessivos de papeis, gasto excessivos de tones, acumulo de papéis, a falta de informação na identificação de alguns documentos, o desperdiço de papéis acumulados nos armários, gasto de carbonos na emissão de guias de remeça de documentos e gasto de pastas pra arquivamento de documento. O que se propõe através deste trabalho deconclusão de curso é construir uma proposta de intervenção para implantar uma ferramenta de comunicação virtual, entre os departamentos da Universidade Federal de Alagoas, a fim de agilizar os processos administrativos e a livre circulação interna de documentos oficiais através do universo virtual.

Para essa construção se faz necessário entender a estrutura interativa, dialogal eplurialternativa destas ferramentas, para que se possam explicar posteriormente os mecanismos da proposta; apresentando suas vantagens e desvantagens, além de buscar explicações para a questão da interatividade entre homens e máquinas com vistas ao entendimento e compreensão das contradições que emergem da virtualização dos diálogos; expondo a necessidade de trazer tal discussão para o âmbito das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O relato com ferramenta de comunicação empresarial interna e externa
  • COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA, COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação interna e externa
  • COMUNICAÇÃO EXTERNA E INTERNA DE UMA EMPRESA
  • comunicaçao externa e interna
  • Comunicação Interna e Externa
  • Comunicação interna e externa
  • Comunicação empresarial interna e externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!