PROPORÇÃO AUREA

1804 palavras 8 páginas
Proporção áurea
A proporção áurea, número de ouro, número áureo ou proporção de ouro é uma constantereal algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas(Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (do latim sectio aurea)1 , razão áurea,2razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção (do latimsectio divina), proporção em extrema razão3 , divisão de extrema razão ou áurea excelência4 5 . O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias .6 7 8
Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte. É frequente a sua utilização em pinturasrenascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi ), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
Cálculo do número

Divisão em média e extrema razão. A partir de um segmento de 10 unidades, determina-se a sua seção áurea multiplicando-o por 0,618 (média). Para encontrar-se um segmento maior, em extrema razão, deve-se multiplicar as dez unidades iniciais por 1,618.
Definição algébrica
A razão áurea é definida algebricamente como:

A equação da direita mostra que o que

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas