Proplemas fundamentais da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA


Por: Thaise Fagundes Vieira

Vivemos em uma sociedade onde cada instante deparamos com aquelas imensas vitrines com novos lançamentos de produto. Muitos dizem que é a “moda do momento”, outros, é a “Tendência de Mercado”. Entretanto nada mais é do que o grande excesso do crescimento (avanço) tecnológico exigidos por nós mesmo.


Muitos autores comoPaul Samuelson, Juarez Alexandre Baldine Rizzieri (Profº da USP – Manual de Economia) entre outros, definem a Ciência Econômica como uma ciência social e administradora dos recursos escassos entre usos alternativos. Mas também podemos definir economia como uma Ciência Social que utiliza a estratégia e o planejamento para que um país tenda a crescer utilizando os seus vários recursos escassosdisponíveis. Para melhor entender vamos citar um exemplo: Imagine um país que tem como principal produto de exportação o “café” (conhecido nas relações comerciais internacionais como COMODITY) devido o fato dos solos do país (70% das terras) estarem apropriado somente para o cultivo do café e os 30% restantes são terras devolutas. Com o passar dos tempos ocorre uma crise mundial no mercado financeiro deprodutor de gêneros agrícolas, entre os quais os mais afetados foi o “café”. Devido a isso as exportações de café cairam levando junto à economia do país. Nesse momento surgem várias indagações sobre o que deverá ser feito para superar a crise.


Primeiro de tudo temos que explicar o sentido das palavras Estratégia e Planejamento inserido na definição de economia. Conforme no DicionárioAurélio, “Estratégia é a arte de aplicar os meios disponíveis ou explicar condições favoráveis com vista a objetos. Planejamentos: tencionar, projetar; elaborar um plano de”. Uma da estratégia que deverá ser aplicada para superar essa crise será produzir um novo tipo de produto para exportação, ou seja, aproveitar os meios (recursos escassos – utilizar os 30% das terras devolutas) disponíveis para geraruma segunda opção de economia para o país. Por exemplo, o cultivo de arroz para exportação. O planejamento terá como principal objetivo que o índice de exportação de arroz não supere as exportações de café, pois estaríamos sacrificando, deixando de produzir um determinado produto (café) para poder produzir outro tipo de produto (arroz), na qual esse processo (transformação) na economia é conhecidocomo “custo de oportunidade”.


Com todas essas explicações e exemplificações podemos dizer que o universo da economia é um leque de opções, caminhos ou maneiras para gerar riquezas para um país utilizando-se dos seus recursos escassos disponíveis. Mas para isso precisamos antes de tudo fazermos uma análise estratégica e planejadora para se aproveitar os recursos escassos disponíveis,conforme esquema abaixo.


Esquema de Estratégia e Planejamento:



Ciências Econômicas
Estratégia Econômica
Planejamento Econômico
Desenvolvimento Econômico
Recursos Escassos Disponíveis


Os Desafios da Economia: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”


A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas eque determinado bem econômico, seja ele, um bem material (concreto, ou seja, bens em que se pode mensurar, dá características, ex. uma casa, um barco, etc.) ou bem imaterial (abstrato,ou seja,bens em formas de serviços,ex.: a consulta do médico com o seu paciente,o ensino da professora, os serviços bancários e dos correios,etc.) possa ter repercussão no mercado.É através dessas necessidadeshumanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que,Quanto,Como e Para Quem produzir”.


Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar...
tracking img