PROPJETO DE INTERVEN O CREAS 1

1714 palavras 7 páginas
1. JUSTIFICATIVA
No processo do Estágio Supervisionado I é necessário que se desenvolva e realize o Projeto de Intervenção que é uma técnica utilizada para provocar mudanças no ambiente Institucional, no qual é planejado de acordo com os problemas detectados dentro do campo de estágio, buscando trazer resultados positivos. Portanto, para a execução do presente projeto, foi necessário realizar um estudo prévio, através de observações e perguntas feitas a equipe técnica do CREAS Sudeste, onde foi possível ser identificado quais as demandas, quais as deficiências no campo. E diante disso podemos formular esse Projeto de Intervenção.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 que define em seus artigos 203 (Assistência Social como política pública que será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social) e 204 (as ações governamentais desta área serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social) e com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (1993), a Assistência Social, passa a integrar o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a Previdência Social.
Com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS-2004), que desenvolve e detalha a política de assistência de acordo com as definições da LOAS, traçando o seu direcionamento em termos de gestão, serviços, controle e financiamento. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome busca implementar o Sistema Único de Assistência (SUAS), que tem como uma de suas funções a proteção social que está dividida em Proteção Social Básica (PSB), a Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSE) e Alta Complexidade.
Considerando a definição expressa na lei n° 12.435/2011, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no Sistema Único da

Relacionados