Propiciacao, redencao, justificacao, regeneracao e salvacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPICIAÇĀO, REDENÇĀO, JUSTIFICAÇĀO, RECONCILIAÇĀO E SALVAÇĀO

Seguiremos um pouco mais com o que nos diz a Palavra sobre a obra da cruz. Esta obra é realmente mais profunda do que podemos imaginar a primeira vista. Às vezes encontramos na Bíblia algumas palavras não tão comuns, e a intenção de Deus obviamente não é de que somente conheçamos estas palavras, mas que tomemos consciência peloEspírito de que elas se referem a realidades espirituais, e que estas realidades existem para serem desfrutadas real e plenamente pela Igreja. A Igreja é a depositária do evangelho, não só das palavras, mas também das realidades espirituais nomeadas ou denominadas por estas palavras. Mencionaremos a seguir algumas palavras inter-relacionadas, com diferentes significados. A primeira delas seriapropiciação, que significa o mesmo que expiação, são sinônimos, só que a palavra propiciação provém do grego e a palavra expiação do hebraico. A seguinte seria redenção, que parece igual à propiciação, mas não é. Vemos que existem versículos que nos mostram que a redenção descansa na propiciação, e se uma descansa na outra, não podem significar a mesma coisa. A outra palavra é justificação, e vemos tambémque a justificação descansa na redenção; quer dizer que, a propiciação propicia a redenção e a redenção produz a justificação. Mas existe ainda uma outra palavra relacionada que é a reconciliação. Tudo isto foi realizado na cruz, mas não significam a mesma coisa. Comecemos a estudar por partes. Romanos 3:21,22 ¨Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelosprofetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo ¨. Estas são palavras chaves, centrais da salvação, da obra do Senhor Jesus na cruz. ¨ Mas agora¨... Este agora está contrastando com o antes, que seria pelas obras da lei. Este agora se refere ao Novo Pacto, ao Novo Testamento. O Novo Testamento introduz um novo conceito de justiça. Sempre pensávamos que a justiça era atuar conforme a lei, masagora disse que a justiça de Deus se manifestou a parte da lei, quer dizer, que a justiça de Deus não tem nada a ver com a lei, exceto que é o cumprimento da lei. Romanos 3:22,23,24 – ¨ A justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados (aqui vemos um conceito, a justificação)gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus ¨.

Vemos aqui que a justificação não é o mesmo que a redenção, senão que, a justificação descansa na redenção; quer dizer, a redenção é a que estabelece um fundamento para que sejamos justificados a parte da lei, pela graça. ¨Pela graça que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, como propiciação¨. Quer dizer, a redenção está emCristo, e Cristo foi a quem Deus pôs como propiciação, ou seja, que a propiciação é a base da redenção, e a redenção é a base da justificação. Estas três palavras não significam a mesma coisa; são três aspectos diferentes, e necessitamos conhece-las, ouvir do evangelho, crer e desfrutar delas. Aleluia! Romanos 3:25,26 ¨a quem ( Quem? Cristo Jesus) Deus propôs, no seu sangue, como propiciação,mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus¨. Vemos que tudo tem a mesma finalidade: manifestar neste tempo a Sua justiça. No tempo da lei, a justiça de Deus não pôde ser bemmanifestada. Agora, a justiça de Deus vai se manifestar através de três coisas principais: a propiciação, a redenção e a justificação. A propiciação é a base da redenção, e a redenção é a base da justificação.

A PROPICIAÇAO O que significa a propiciação? A palavra propiciação vem da raiz propiciar, ser propicio. Propiciar é colocar-se a favor de alguém. O homem estava contra Deus, havia pecado, e...
tracking img