Propeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO: 2
2 - RISCOS RELACIONADOS AO PROPENO 2
3 - PRINCIPAIS PRODUTOS GERADOS: 2
4 - PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES: 3
5 - FLUXOGRAMA 3
6 - IMAGEM DO PROPENO 4
7 - IMAGEM ESTRUTURAL4
8 - BIBLIOGRAFIA 4

1 - INTRODUÇÃO:
Propeno, nome oficial pela IUPAC, também chamado propileno, é um hidrocarboneto insaturado (alceno) de fórmula C3H6 , apresentando-se normalmente como um gásincolor e altamente inflamável.
É produzido durante o craqueamento do petróleo e na gaseificação do carvão. Ele é uma das maiores matérias-primas da indústria petroquímica.
Seu principal uso é paraprodução de polipropileno. É também usado como combustível em vários processos industriais, devido ao fato de ter uma chama mais quente que a do propano (por produzir menor massa após combustão).
Opropeno possui uma massa molar de 42.08 g mol-1 , ele tem seu ponto de fusão a −185,3 °C e seu ponto de ebulição a −47,7 °C, possuindo uma pressão de vapor 1,01 MPa (20 °C).
2 - RISCOS RELACIONADOSAO PROPENO
Seus riscos são que é um gás extremamente inflamável, forma possíveis misturas explosivas como ar, pode inflamar ou explodir em contato com oxidantes fortes, ele é apenas ligeiramentesolúvel em água (384 mg·l−1, 20 °C, 0,1 MPa), é um gás mais pesado que o ar e pode ser prejudicial à saúde por meio impurezas.
3 - PRINCIPAIS PRODUTOS GERADOS:
O plástico produzido a partir do propeno éum de seus principais produtos e é utilizado na fabricação de brinquedos, copos plásticos, recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos entre outros, que esta existente em basicamente namaioria dos produtos comercializados no mercado mundial.
4 - PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES:
Cerca de 25% do propeno produzido são utilizados como monômero, enquanto 15% são convertidos em acrilonitrila.Além de acrilonitrila, a partir do propileno obtêm-se os seguintes monômeros : epicloridrina, óxido de propileno, glicol propilênico, isopreno e ácido acrílico. Além de sua utilização como matéria...
tracking img