Propagandista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. Conhecendo o equipamento.
2. Ligar o equipamento.
3. Definindo condições de análise.
4. Fazendo análise.
5. Salvando os resultados.
6. Padrões de aferição.
7. Recalculando o índice de refração.
8. Limpeza da unidade de amostragem 1.

1 CONHECENDO O EQUIPAMENTO
O equipamento Mastersizer 2000 analisa a distribuição do tamanho de partículas de materiaisentre 0,02 µm a 2000 µm dispersas em meio líquido utilizando difração a laser. O equipamento possui o acessório HYDRO MU uma unidade de dispersão manual com grande volume (1000 ml).
É composto pelas seguintes unidades:
DETECTOR | UNIDADE DE AMOSTRAGEM 1 | LASER |
| UNIDADE DE AMOSTRAGEM 2 | |
Unidade de Amostragem 2 :
- Béquer de 1000 mL.
- Bomba com velocidade máxima de 4000 rpm.Velocidade ideal 2000 rpm. Não permitir a formação de bolhas durante a agitação.
- Ultrassom com frequência máxima de 20 Hz. Frequência recomendada 10. Utilizado para desaglomerar partículas.Ter cuidado com a utilização do ultrassom pois em algumas dispersões pode permitir a desaglomeração até um certo ponto, podemos favorecer aglomerações. A utilização do ultrassom é opcional.
- Tempo deaplicação do ultrassom.

2 LIGAR O EQUIPAMENTO
OBS.: A unidade de amostragem deve sempre está com o béquer preenchido com água (1000 mL) antes de ligar o software MASTERSIZER 2000.

1º) Ligue o estabilizador
2º) Ligue o computador
3º) Ligue a unidade do laser
4º) Ligue a unidade de amostragem 2
5º) Abrir o software MASTERSIZER 2000

3 DEFININDO CONDIÇÕES DE ANÁLISE
3.1 Fazer medidas manuais.Depois do software MASTERSIZER 2000 aberto.
MANUAL
MEASURE
Ir em

3.2 Escolhendo as propriedades ópticas das partículas (Índice de Refração e Extinção)
MEASURING DISPLAY

Na janela escolher as propriedades ópticas das partículas:
MIE

FRAUNHOFFER
Para partículas com tamanhos abaixo de 30 µm. Parapartículas com tamanho acima de 30 µm.

OBSERVAÇÕES SOBRE A ESCOLHA DO MÉTODO: Existem dois princípios de medida denominados: Mie e Fraunhoffer.
A teoria de Mie descreve a medida de tamanho de partícula por esferas homogêneas de tamanho arbitrário. Para partículas não esféricas, a teoria de Mie considera o diâmetro esférico equivalente por volume-peso. É necessário que se saiba o índice de refração dapartícula. Essa teoria não tem limitação quanto ao tamanho de partícula a ser medido. Assim sendo, atualmente, essa teoria é a mais rigorosa, gerando resultados bem próximos à realidade. (A leitura do padrão deve ser feita sempre em MIE)

A teoria de Fraunhoffer, por ser uma aproximação, não leva em consideração o índice de refração do material. Essa teoria tem uma grande limitação, pois parapartículas muito pequenas, o resultado apresenta maior erro. Além disso, partículas planas ou transparentes não podem ser medidas através dessa teoria.
OBS.1: Quando não souber a granulometria da amostra utilizar o método Fraunhoffer.
OBS.2: Utilize como primeira opção de meio dispersante a água se a amostra não for solúvel neste. Se a amostra for solúvel em água deve-se procurar outro solvente(Ver manual ......)
OBS.3: Não utilizar acetona.
ATENÇÃO: A escolha inadequada do meio dispersante pode agregar, gelificar ou dissolver o material que queremos caracterizar. Mesmo escolhendo o meio mais adequado, em geral temos que acrescentar um agente dispersante conveniente para garantir a boa dispersão das partículas. Normalmente é necessario ainda o emprego de uma ação mecânica, seja umasimples agitação ou a aplicação de ultrassom. Por outro lado, a aplicação de uma ação demasiado violenta pode fragmentar as partículas de interesse e estaremos medindo uma amostra que já não é a correta. Ou uma agitação incorreta pode levar à segregação por tamanho das partículas no agitador, criando um novo erro de amostragem.

SPHERICAL
SIGNAL MODE
3.3 Escolher o modelo matemático...
tracking img