Propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPAGANDA A ARTE DA SEDUÇÃO

É impossível imaginar nosso mundo e nosso estilo de vida sem a publicidade. Mercadorias, serviços, ideias, tudo precisa ser difundido. Conquistar clientes, adeptos e consumidores. Essa difusão é o que chamamos de publicidade ou propaganda.
Para isso as agências se encarregam de planejar, criar, produzir e distribuir as chamadas peças publicitárias. As agênciasde Comunicação são poderosas parceiras para o aumento das empresas. Uma estratégia de marketing bem planejada e produzida pode gerar lucros, conquistar, fidelizar clientes e tornar a marca conhecida e respeitada.
Fazer uma propaganda é um meio através do qual se procura fazer as coisas acontecerem, é se propor a atitudes proativas, é desenvolver tecnologia de comunicação, é contribuir para acaptação e manutenção de clientes, é ajudar as empresas a fazerem sucesso e, principalmente, obterem resultados. Então vamos lá começando a definir o que é propaganda.

Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa ou posição. Seu uso primário advém de contexto político,referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.

Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no

Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivoprincipal de influenciar uma audiência. Para tal, frequentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão ) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. Apropaganda pode ser usada como uma forma de luta política.

Apesar do termo “propaganda” ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido

original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censoou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.

Confusão no uso do termo propaganda no Brasil
O CENP, Conselho Executivo de Normas Padrão, um dos órgãos que normatiza a atividade publicitária no Brasil, considera publicidade como sinônimo de propaganda. Esta confusão entre os termos propaganda e publicidade no Brasil ocorre por um problema detradução dos originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções dentro da área de negócios, administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertissem e publicidade para o termo em inglês publicity. As traduções dentro da área de comunicação social utilizam propaganda para o termo em inglês publicity e publicidade para o termo em inglês advertising. Nocaso do CENP, a distinção entre os vocábulos é irrelevante, pois a entidade cuida tão-somente das relações comerciais entre anunciantes, agências e veículos. Assim definido o âmbito de sua atuação, torna-se óbvio que ela trata da propaganda comercial e emprega a locução como sinônimo de publicidade (“advertising”).
O termo publicidade é usado quando a veiculação na mídia é paga, já propagandarefere-se a veiculação espontânea. Toda publicidade visa a divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor.
A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas, políticas ou ideológicas. Exemplos de propaganda são panfletos e programas (de rádio/TV)...
tracking img