Propaganda e marketing ko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tlerCáp. 1
O que é MARKETING?
Para desfazer alguns mitos e conceitos comuns e enganosos, comecemos a nossa definição de marketing com uma discussão sobre o que o marketing não é. Marketing não é propaganda. Embora a propaganda seja uma ferramenta manifesta e valiosa do marketing, ela é somente uma das suas responsabilidades. Marketing não é vendas. Novamente, grande parte do processo decisórioe da implementação do marketing lida com a venda de produtos e serviços, porém o marketing é muito mais amplo e mais complexo do que as vendas em si. Marketing não é meramente bom senso. Depois que uma estratégia bem concebida de marketing é claramente articulada, freqüentemente alega-se que tudo "não passa de bom senso". É difícil sustentar tal alegação mesmo depois da mais superficial avaliação.Considere o fato de que , a cada ano, bilhões de dólares são despendidos em pesquisas de mercado para se identificar produtos e serviços com grande potencial de mercado, mas que, não obstante o tempo e a despesa, há mais produtos novos que fracassam do que têm sucesso.
As empresas altamente bem-sucedidas no desenvolvimento e na comercialização de produtos, tais como a Merck, a Honda Motors e aNike, mantém grandes equipes de marketing e ainda gastam centenas de milhões de dólares por ano com especialistas externos, como firmas de consultoria de marketing e agências de propaganda. Finalmente, pense na quantidade de vezes que você já ouviu alguém falar (ou talvez você mesmo já tenha falado) "Por que não pensei nisso?  Eu poderia ter feito U$ 1 milhão!"
Bem, o motivo pelo qual a moioria denós "não pensou nisso" é porque a análise e as decisões de marketing são complexas e vão muito além de mero bom senso e da intuição. Após completar-se uma série de análises, há atividades altamente integradas que precisam ser realizadas com grande precisão para que os planos de marketing possam ser executados com sucesso. Com isso em mente, a definição formal de marketing é:
Marketing é oprocesso de planejamento e execução do conceito, preço, distribuição e comunicação de idéias, bens e serviços, de modo a criar tocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.
As implicações dessa definição são muito amplas. Primeiro, a definição especifica que o marketing é um processo de planejamento e execução. Isto é, o marketing representa uma série de decisões e atividadesintegradas. Segundo, o marketing pressupõe uma ampla gama de responsabilidades associadas com o desenvolvimento de produtos, decisões de preço, decisões promocionais e decisões de distribuição. Esses aspectos do marketing ganham a denominação de marketing mix. Terceiro, a definição enfatiza que o marketing refere-se não apenas a produtos tangíveis como também ao marketing de idéias e serviços.
Quandocandidatos políticos concorrem às eleições, por exemplo, na realidade o que eles estão fazendo é o marketing de suas idéias e de seus planos políticos para o futuro. Finalmente, as atividades de marketing são projetadas para proporcionar satisfação a indivíduos e organizações. Quando ocorre satisfação maior, é porque o marketing funcionou para proporcionar um valor maior aos clientes. É esse elementode "satisfação" dentro da definição do marketing que exemplifica a filosofia moderna do marketing nas organizações esclarecidas e sofisticadas. 
....

Marketing mix
O marketing mix refere-se às quatro áreas primárias do processo decisório associado ao marketing. Essas quatro áreas são decisões de produto, decisões de preço, decisões de comunicação e decisões de lugar (ou distribuição). Omarketing mix é também frequentemente chamado de os quatro Ps (product, price, place e promotion) descrição usada pela primeira vez por E. Jerome McCarthy no início dos anos 60. 
Toda organização deve desenvolver um mix de marketing — a combinação de um produto, como ele é distribuído e promovido e seu preço. Juntos, esses quatro fatores devem satisfazer às necessidades de mercados-alvo e, ao mesmo...
tracking img