Propaganda e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia e Propaganda

Definição de Ideologia
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas,econômicas e sociais.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe socialdominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

Propaganda
A propaganda pode ser comercial ou Ideológica.
Ela atende osinteresses das classes Dominantes, que oculta por uma inversão o processo da propaganda, fazendo o consumidor pensar que está ganhando, mas na verdade quem ganha é o dono da empresa ou orepresentante do sistema. Portanto a propaganda é mais um veículo da ideologia dominante.

Propaganda Comercial
Tem como principal objetivo incentivar o consumo de produtos, serviços e marcas, e por meio deuma máscara da realidade, oferece ao consumidor um “bem estar social”, onde para obter reconhecimento, felicidade, satisfação e etc., o consumidor precisa consumir esses produtos, mesmo sem uma realnecessidade, o que é chamado de consumo irracional.

Propaganda Ideológica
A propaganda ideológica não vende produtos, e sim ideias, vem de forma mais sutil, portanto mais perigosa, seu objetivo émanipular a sociedade de modo a poder moldá-la do jeito em que bem entender, seu caráter é geralmente econômico, Político e Cultural. Para tal, ela usa uma mascara da realidade, que por meio de obras deficção, noticiários e etc., fazem uma seleção do conteúdo a ser informado e uma interpretação sobre um ponto de vista favorável à ideia a ser vendida.
A propaganda Ideológica se adapta às condiçõesde entendimento do seu público alvo, causando a impressão de que atende aos interesses de quem vê.
* Universalização dos interesses de um pequeno grupo
* Ocultação dos efeitos da exploração...
tracking img