Propaganda nazista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRUPO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

REVISÃO DE LITERATURA
A PROPAGANDA NAZISTA

VÁRZEA GRANDE – MT
2011
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRUPO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

REVISÃO DE LITERATURA
A PROPAGANDA NAZISTA

VÁRZEA GRANDE – MT2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................5
2.1. A PROPAGANDA NAZISTA..........................................................5
2.1.1 A IMPRENSA FACISTA E O MONOPÓLIO DO PODER.............5
2.1.2 O JORNALISMO E A PROPAGANDADA GUERRA....................7
2.1.3 O CINEMA NAZISTA.....................................................................8
3. CONCLUSÃO...........................................................................................9
4. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................10


1. Introdução

Durante o seu poder, Adolf Hitler,tentava de quaisquer fossem as maneiras destacar o seu poder sobre a Alemanha e com isso vários meios de comunicações se juntaram a ele, alguns como jornais impressos, programa de rádio e principalmente o cinema. Com isso o poder e o domínio dele iam aumentando gradativamente, fazendo com que outras pessoas donas de jornais impressos e cinemas se aliassem a ele e juntos veremos como Hitler conseguiuinfluenciar as pessoas para que aceitassem suas ideias.


2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A PROPAGANDA NAZISTA
2.1.1 A IMPRENSA FACISTA E O MONOPÓLIO DO PODER
Antes da ascensão de Hitler ao poder da Alemanha, a ideia de ter um jornal publicando noticias sobre sua política era absurdo, mas com sua chegada ao poder fez com que alguns aliados dele criassem alguns jornais onde eles escreviam sobre opoder do mesmo.
Segundo o texto de Daniel Praciano Nobre o primeiro jornal nazista foi o Völkischer Beobachter, o qual era dedicado ao fascismo. Seus primeiros editores foram o poeta Dietrich Eckart e o ideólogo do movimento Alfred Rosenberg, esse jornal atingia a tiragem de 25.000 cópias. Em 1923 teve de fechar e só voltou a circular em 1925 atingindo a tiragem de 26.000 cópias.
Um ano após o avolta do Völkischer Beobachter outro jornal chamado Illustrierter Beobachter foi criado e ele era o mais antigo aliado das ideias nazistas, era o jornal semanal de Julius Streicher, Der Stürmer. Cita Daniel Nobre em seus estudos.
Ainda acompanhando o estudo de Daniel Nobre podemos ver que ele destaca que Hitler supria sua inferioridade na propaganda e nos jornais, através de ligações com outrosmonopólios de direita como o de Hugenberg, o qual era um dos principais acionistas e monopolistas que também dominava a produção cinematográfica, possuía a UFA (Filmes Universo S.A) grande produtora de documentários semanais para os cinemas (grande entretenimento de massa). A união de Hitler com Hugenberg fez com que as publicações de partidos de esquerda fossem bloqueadas, e o mais era visado como o“conglomerado socialista de comunicações" de Willi Münzenberg.
Em todas as publicações nazistas, as chamadas eram curtas, porém atraiam a atenção dos leitores e fazia com que os mesmo pensassem sobre o assunto. Em 1923, os números de jornais nazistas já eram de cento e vinte e um jornais
De acordo com Daniel Nobre em 27 de fevereiro de 1933 se deu o início ao silêncio as vozes da oposição,onde Adolf Hitler usou um incêndio ao Reichstag como pretexto para acusar os comunistas e social-democratas e manda fechar centenas de jornais. E em 1933 também surge a Reichsschritleiterzesetz (lei imperial que disciplinava a escrita) era uma legislação a qual estabelecia que só pudesse escrever para os jornais e revistas: os maiores de 21 anos, nacionalidade alemã, os arianos (casamentos com...
tracking img