Propaganda nazista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propaganda Nazista

A propaganda nazista era algo incrivelmente grandioso. Tanto que após a posse de Adolph Hitler, foi instaurado no governo o ministério da propaganda, liderado pelodoutor Joseph Goebbels. Hitler se destacava pelos seus discursos fervorosos, neles, tudo era feito com um propósito, tudo tinha um por que. Cenário, horário, postura, entonação, tudometiculosamente calculado para causar o máximo possível de influência aos alemães.
Hitler criou um estilo que é usado até hoje por políticos, palestrantes, e profissionais de propaganda. Sim,nós fatalmente somos e seremos influenciados pelo estilo nazista. As bases da comunicação nazista eram simples: repetir as mesmas idéias centenas de vezes. Usando de ferramentas potentes daépoca, como rádio, cinema, cartazes, eles persuadiam o povo alemão à segui-los cegamente. Por toda Alemanha eram vistos os cartazes que colocavam em evidência os grandes inimigos germânicos:os judeus e os comunistas. Cartazes com mensagens diretas, de fácil compreensão, que transmitiam extremamente bem o sentimento de ódio ao inimigo. Transmissores potentes de rádio foramespalhados pela Alemanha, com alto-falantes nos postes, levando a todo o povo os inflamados e emotivos discursos de Hitler. O poder de convencimento dos discursos foi tão grande que o nazismo seinstaurou praticamente sem derramamento de sangue.
Mas nem toda a competente propaganda usada pelo governo nazista foi suficiente para que vencessem a guerra. Uma citação do filósofoChico Cavalcante resume bem o poder da propaganda nazista:

“Ele não foi derrotado por sua propaganda, e sim, foi derrotado apesar dela.”

Apesar de não ter sido usada para fins corretos,o estilo de comunicação direta, emotiva e altamente influente criada por Hitler e Goebbels é algo a ser admirado e usado como base em nossos estudos como profissionais de comunicação.
tracking img