Propaganda enganosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando a propaganda é considerada enganosa?
A propaganda é considerada enganosa, quando a um exagero na divulgação, informações do produto ou serviçosanunciados não correspondem com os mesmos após a compra, não há verdade na publicidade, ou seja, apresenta um produto ou serviço com qualidade ouquantidade que não possui, induz o consumidor ao erro.
A propaganda além de ser proibido pelo código de defesa do consumidor é crime. Quem efetua a propagandaenganosa comete infração e é sujeito a uma pena de detenção de três a um ano de multa.
Para ilustrar melhor a propaganda enganosa. Imagine a propagandade um shampoo que diz que o produto custa R$ 3,50. Entretanto, na hora de adquirir o item na loja, o consumidor descobre que o preço real é R$ 4,50.Outro tipo de propaganda é a propaganda abusiva que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial. A propaganda abusiva apresenta caráterdiscriminatório, seja racial, social, pelo sexo, idade, econômico, e que tire alguma vantagem sobre superstições e leve o consumidor a prejudicar a sua saúde esegurança. O ato de aproveitar-se da falta de experiência das crianças também está incluído na lista.
 Exemplo de propaganda abusiva. No comercial, daSkol a atriz Bárbara Borges é apresentada como a musa do verão. De biquíni, ela é clonada e depois entregue para diversos homens.
Para o PROCON, apublicidade da Skol coloca a mulher como um "objeto de consumo", o que a caracteriza como "publicidade abusiva", infringindo o Código de Defesa do Consumidor.
tracking img