Pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7 – Os vários sentidos da palavras razão :

Questões:

1- Exemplifique os vários sentidos em que a palavra razão é usada cotidianamente.
R- Certeza , motivo , causa , lucidez
2- Quemquer dizer Pascal ao afirmar que “o coração tem razões que a razão desconhece”?
R- Razões são os motivos do coração, enquanto razão é algo diferente d coração; este é o nome que damos às emoções epaixões, enquanto razão é o nome que damos à consciência intelectual e moral. Ao dizer que o coração tem suas próprias razões, Pascal está afirmando que as emoções, os sentimentos ou as paixões sãomotivos e causas de muito do que fazemos, dizemos, queremos e pensamos. Ao dizer que a razão desconhece “as razões do coração”, Pascal está afirmando que a consciência intelectual e moral é diferentesdas paixões e dos sentimentos e que ela é capaz de uma atividade própria não motivada nem causada pelas emoções, mas que possui seus motivos e causas ou suas próprias razões.

Assim, a frase de Pascalpode ser traduzida da seguinte maneira: nossa vida emocional possui causas e motivos (as “razões do coração”) que são as paixões ou os sentimentos, e é diferente de nossa atividade consciente, denossa razão, seja como atividade intelectual, seja como atividade moral.

A consciência é a razão. Coração e razão, paixão ou sentimentos e consciência intelectual ou moral são diferentes. “Se alguém“perde a razão” é porque está sendo arrastado pelas ‘razões do coração”. Se alguém “recupera a razão” é porque o conhecimento intelectual e a consciência moral se tornaram mais fortes do que as paixões.3- O que é razão objetiva? E razão subjetiva?
R- Razão Objetiva = a realidade é racional em si mesma.
Razão Subjetiva = a razão é uma capacidade intelectual e moral dos seres humanos

A razãoobjetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional.

A razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional.
4- Quais são as atitudes...
tracking img