PRONTO APROPRIA O DO ESPA O P BLICO NO BAIRRO VILA CLORIS

1821 palavras 8 páginas
Apropriação do Espaço Público

____________________________________________________________________________ que perduram até os dias de hoje (HOBSBAWN, 1962).
O crescimento desordenado dos centros urbanos afasta cada vez mais o ser humano da natureza. Construções sem planejamento ambiental, comuns nas grandes metrópoles, ignoram que são justamente as áreas verdes que garantem a salubridade e qualidade de vida nas cidades (LONDE e MENDES, 2014).
Outra responsabilidade prevista na legislação brasileira confere às áreas verdes e aos cursos d’água a sua devida importância. O Código Florestal Nacional estabelece que as ZPAMs (Zonas de Preservação Ambiental), são regiões que, por suas características e pela tipicidade da vegetação, destinam-se a prefeitura como espaço público, sendo reconhecida como Praça Bico de Lacre. Esta área é, portanto, protegida pelo Código Florestal Nacional. No entanto, por não apresentar nenhuma utilidade para a população, a área encontra-se abandonada e fechada por uma cerca danificada.
O espaço público ao ar livre no bairro é bastante precário, as praças que se encontram no local são bem pequenas e sem diversidade de lazer para os moradores, além de ficarem bem afastadas, fazendo com que os moradores, sem outra opção de lazer, recorram ao shopping do bairro.
Deste modo, o intuito deste artigo é justamente discorrer as questões sociais e apropriação do espaço público. Posteriormente, será discutida a gestão urbana encontrada em Belo Horizonte em relação a este aspecto, pois é nesta cidade que desenvolve a pesquisa de campo que subsidiaram o presente trabalho. Em um terceiro momento será feito um levantamento de informações relativas a Praça Bico de Lacre e seu entorno. Será discutida, ainda, uma possível solução para revitalização e preservação desta área. Por fim, é apresentada uma proposta para uma melhor utilização da área.
2 Contextualização Histórica
Para que se entenda a atual necessidade de espaços verdes e áreas de lazer na

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas