Pronome relativo "onde"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTICULARIDADE DO PRONOME RELATIVO “ONDE”

É comum afirmarem que a diferença entre “onde” e “aonde” é que “onde” não indica movimento, e “aonde” indica movimento. Não é bem assimque devemos ler! O “a” aglutinado à forma “onde” é justamente a preposição. Então, se houver necessidade do emprego da preposição “a” na oração subordinada adjetiva, vinda da predicação verbal, quese desloque esse conectivo prepositivo para antes do pronome relativo “onde”. Em “onde”, “aonde”, “donde” e “por onde” não há diferença. Nas quatro exposições temos o único emprego da forma ONDE:só que nas três últimas exposições existem preposições em uso explícito. Acompanhe os exemplos que seguem:

j) A casa onde irei é tranqüila.
aonde

* “... aondeirei...” é a forma correta, pois o verbo IR pede a preposição “a”, para constituir seu adjunto adverbial de lugar.


k) A casa aonde moro é tranqüilaonde

* Morar não pede a preposição “a” . Assim, como poderia usar “aonde” no exemplo acima? A forma correta é “... onde moro...” Ressaltemos, inclusive, que podemos substituir“onde” por “em que” . Morar solicita a preposição “em”. Como a preposição “em” está inclusa no pronome relativo “onde”, reafirmamos que a substituição de “onde” por “em que” tem procedência.l) A casa donde vim é tranqüila
onde


* Quem vem, vem de algum lugar. Então, “... donde vim...” é a forma correta. Poderíamos empregar “...por onde vim...” , pois quem vem, vem por algum lugar, também.




APLICAÇÃO

Proposição única: Julgue as estruturas que seguem, empregando V ou F.

a) Os relatórios a que aspirodesapareceram da pasta. [ V – F ]

b) As fichas as quais aludiram provam que Murilo é incapaz. [ V – F ]

c) Renato encontrou as irmãs em quem confiamos [ V – F ]

d) Há...
tracking img