Proncipio de pascal

491 palavras 2 páginas
Princípio d Pascal Juliana Figueredo Disciplina: Física Geral e Experimental II / Curso de Engenharia de Produção – Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

Luís Eduardo Magalhães

Resumo.

Esta experiência foi realizada com o objetivo de verificar se em um sistema onde o fluído de comunicam a Pressão aplicada em determinado lado do fluído é igual a pressão aplicada ao outro lado.este paradoxo hidrostático esta fundamentado no Principio de Pascal.

Palavras chave: Pressão, equilíbrio.

Introdução

De acordo com o principio de Pascal estabelecido, Qualquer acréscimo de pressão exercido num ponto de um fluido (gás ou líquido) em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse fluido e às paredes do recipiente que o contém. Ao confinar um fluído em um recipiente e exercer pressão sobre este fluído, esta “pressão” será transferida a qualquer ponto do recipiente, independente se seu formato, exercendo forças iguais em áreas iguais.

Procedimento Experimental

❖ Materiais utilizados:

➢ 01 tripé tipo estrela: ➢ Aparelho para propagação d pressão com 3 tubos.

1° Passo: Montagem dos equipamentos:

• Colocar o equipamento sobre o tripé sem a peça de borracha:

2° Passo: Procedimentos:

• Colocou-se água no interior do recipiente até preencher todos os ramos e observar que o nível é o mesmo em todos os ramos. •

3° Passo: Realização do experimento:

• Colocar a peça de borracha, bem devagar, no tubo principal do aparelho. • Apertar a peça para aumentar a pressão na superfície livre do liquído.

Resultados e Discussão

No experimento observou-se que ima variação de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente.

Conclusão

A partir da análise dos dados obtidos na experiência pode se constatar a

Relacionados

  • graduação
    26181 palavras | 105 páginas