PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES.

1179 palavras 5 páginas
RESUMO: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES.

Resumo do capítulo Promovendo a motivação para a leitura: contribuições para pais, professores e educadores, do livro: Educar crianças, grandes desafios: como enfrentar?

Resumo do capítulo Promovendo a motivação para a leitura: contribuições para pais, professores e educadores

No presente texto, “Promovendo a motivação para a leitura: contribuições para pais, professores e educadores”, Gomes e Boruchovich (2014) vem dissertar sobre a importância da leitura e formação de leitores competentes e críticos.
As autoras iniciam o texto colocando que a formação de um bom leitor, começa despertando “o gosto pela leitura, ensinando estratégias para a compreensão e bons hábitos ao ler.” (Gomes e Boruchovich, 2014).
Para tanto, as primeiras experiências que ocorrem dentro de casa, práticas de leitura em família e o apoio dos pais, são essenciais para o desenvolvimento do bom leitor. Também é importante o interesse e a curiosidade despertada na própria criança com as escolhas de um tema ou assunto preferido. Outro ponto que também deve ser relevado são as atitudes positivas frente à leitura. Sobre isso as autoras dispõem que:
“As atitudes positivas são aliadas poderosas da motivação pra ler, do compromisso e engajamento com esta atividade, que pode ser comprovada quando a criança, o adolescente ou o adulto lêem por prazer, têm intenção de ler para aprender e utilizam estratégias de compreensão.” (Gomes e Boruchovich, 2014. p. 134)
Em um próximo tópico, Gomes e Boruchovich (2014) colocam a importância a respeito da motivação para a leitura. Uma das principais causas de desmotivação para a mesma, é “a falta de acesso à leitura na infância, experiências poucos estimulantes no início da escolarização, ou o não desenvolvimento suficiente das capacidades de ler com proficiência e compreensão.”
O tipo de motivação que o leitor possui ao realizar a leitura de algo

Relacionados