Promocao da saúde

689 palavras 3 páginas
Territórios da promoção da saúde e do desenvolvimento local

Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação do indivíduo ou da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos ou grupos devem ser capazes de identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. As condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e eqüidade. A Política de promoção de saúde envolve abordagens diversas, porém complementares, levando em conta as diferenças sociais, culturais e econômicas de cada região.

Em relação ao município saudável a mais importante ação é a intersetorialidade, uma vez que a saúde depende de todo um contexto sócio/político/econômico. Desta forma a hipótese explicativa para problemas é a segmentação e a falta de comunicação entre os diversos programas existentes em uma cidade. O objetivo de todos os setores é comum: proporcionar boas condições de vida para todos os cidadãos da cidade, mas cada um trabalha separadamente e atuam conjuntamente em situações pontuais e não em um projeto comum. A partir disso faz-se necessária uma análise conjunta de dados, estabelecimento de objetivos e planejamento de ações. O trabalho deve ser feito em consonância com os anseios e necessidades apontadas pelo controle social.

A intersetorialidade e a participação social têm uma tarefa muito importante no desenvolvimento da local, aperfeiçoando estratégias e criando metodologias com vistas à melhoria das condições de vida e redução das desigualdades sociais e em saúde.

No caso da situação-problema município saudável pode-se identificar os seguintes entraves:
-falta de

Relacionados