Promoção da saúde e educação na qualidade e na contemporaneidade

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Promoção da saúde e educação na qualidade e na contemporaneidade

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2010

Promoção da saúde e educação na qualidade e na contemporaneidade

Trabalho Integrado elaborado

Sob orientação da professora Carla

Santoro apresentado à Universidade

Paulista – UNIP.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2010

Introdução
Educação e Saúde são dimensões da vida humana,normalmente separadas, mas que precisam permanecer sempre juntas.
Normalmente se deixa a dimensão saúde para os profissionais da área e a educação é esquecida ou relegada à escola. E com isso, em geral, a população fica sem saúde e sem educação, pois dentro desse raciocínio as pessoas, no cotidiano, as famílias, no dia a dia não precisariam se preocupar nem com a preservação da saúde nem coma educação, pois para isso existem os profissionais específicos.

A atuação em Saúde, na contemporaneidade, demanda uma visão ampliada, generalista, humanista, crítica e reflexiva sobre o homem e a sociedade, voltada para as questões da qualidade de vida e construção de uma vivência na qual a saúde é de vital importância e deverá, em seu cotidiano de trabalho, garantir as intervençõesmultiprofissionais e interdisciplinares, e isso vem refletindo na sociedade, assim também a educação vem mudando seu sentido, seu objetivo ao longo do tempo. Para os gregos representava a felicidade, para os medievais a salvação da alma, e na modernidade, empregabilidade e renda. Um termo constantemente usado na contemporaneidade é "promoção da saúde e educação na qualidade".

1. Pesquisabibliográfica
1.1 A promoção da saúde
Antes de qualquer discussão sobre promover a saúde através da educação em saúde, há de se convir que é necessário o entendimento do processo saúde-doença considerando-o como resultante de determinada vivência social e influências diversas como fatores ligados à instrução como cultura, intelectualidade, escolaridade e, ainda, ligados ao ambiente comosaneamento, acesso ao transporte, moradia, água potável e, por fim, o aspecto econômico. Tais fatores influenciam e caracterizam a vida social e qualidade de vida. Logo, percebe-se que “saúde” possui significados variados e íntima relação com bem estar e concepção do ambiente.
A educação em saúde pode, e deve ser aplicada em qualquer ambiente onde são executadas as atividades profissionais decuidado; como enfermarias, consultórios, salas de aula, grupo terapêutico, unidades de saúde, salas de espera e outros... Desde que haja um propósito e ambiente propício.

1.2 A promoção da saúde na educação infantil
A qualidade de vida foi muito estudada nas últimas décadas, mas ela pouco tem sido pesquisada a partir da ótica de crianças. A escola, com a disciplina de educação física,procura encontrar meios de promover a saúde e, dessa forma, oferecer uma boa qualidade de vida aos alunos. A saúde não é vista como ausência de doenças, mas sim como um completo bem-estar físico e mental. Por meio da prática de atividades lúdicas durante as aulas de educação física, espera-se a formação de hábitos saudáveis e, em consequência, a busca pela qualidade de vida.
Todos sonham emoferecer uma educação com qualidade a seus filhos e a sociedade de onde se encontram inseridos. Esta inquietação vem acontecendo desde a Antiga Grécia, onde os gregos tinham uma preocupação quanto à educação dos jovens, pois esses seriam os futuros governantes.
A escola como espaço educativo vem sendo instigada a ultrapassar uma prática meramente cognitivista para tornar-se um novo foco deatuação, preocupado com a formação do indivíduo como um todo e transformado num dos espaços ideais para a promoção da saúde. A escola de educação infantil, que com o passar dos anos vem adquirindo mais respaldo, até mesmo graças à nova lei (LDB 9.394/96), vem se caracterizando como um nível de ensino de importância fundamental, já que as crianças de até seis anos podem e devem ser trabalhadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação física e o ideário de promoção da saúde na contemporaneidade: estratégias de controle do corpo
  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE
  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
  • O psicólogo e a promoção de saúde na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!