Promessa de recompensa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Promessa de recompensa

Conceito

Promessa de recompensa é o ato de alguém que, por anúncio público, dirigido a pessoa determinada, se compromete a gratificar quem preencha certa condição oudesempenhe certo serviço, independentemente do consentimento do eventual credor; obriga quem emite a declaração de vontade desde o instante em que ela se torna pública independentemente de qualqueraceitação, visto que se dirige a pessoa ausente ou indeterminada, que se determinará no momento em que se preencherem as condições de exigibilidade da prestação.
A lei impõe ao promitente a obrigação decumprir o prometido (CC, art. 1512).
O interesse da comunidade é melhor atendido quando se torna obrigatória a promessa, pois que ela pode provocar uma expectativa no meio social que não deve serdecepcionada impunemente. Quando alguém promete um prêmio a quem realizar certa obra, seu ato suscita, no meio dos especialistas e dos
estudiosos, uma justa expectativa de ganhá-lo, conduzindo à realizaçãode trabalhos eu ficariam sem objeto se a promessa não vinculasse o promitente.
De modo que o promitente se obriga à prestação prometida ainda que o beneficiário não manifeste a intenção dereclamá-la; ainda que este satisfaça a condição sem almejar recompensa; e mais: ainda que ignore a promessa.

Requisitos

A promessa de recompensa é um negócio jurídico unilateral e os seus requisitos serãoos mesmos do negócio jurídico adaptados ao instituto da promessa de recompensa:
* Ser feita por alguém capaz;
* O objeto tem que ser naturalmente lícito, possível.
* Tem que ser pública,não necessariamente escrita.

DA REVOGABILIDADE DA PROMESSA DE RECOMPENSA

Quando na promessa de recompensa não figura cláusula de irrevogabilidade, pode o promitente revogá-la, uma vez que sesubmeta aos requisitos impostos pela lei.
Entretanto, a proposta será sempre irrevogável, quando o promitente assinar prazo para a execução da tarefa, pois, nessa hipótese, entender-se-á que...
tracking img