proleto sobre bullying

1116 palavras 5 páginas
Identificação: E.E. ‘“‘ Padre Alfredo “kobal”
Carga horaria: 10 dias, 40 horas.
Responsável por aplicar o projeto: corpo docente escolar
Temática: Trabalhar o bullying na escola e também na sociedade.
Introdução: Levando em consideração que o bullying, é um tema que sempre deve ser trabalhado na escola e também na sociedade. Urge a importância de se apropriar do espaço escolar, fazendo com que ele se torne um ambiente propício para ampliar a consciência crítica de todos os agentes sociais, (educadores, pais e alunos), valorizando a participação e a corresponsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares, à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira geral. Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto. Os pais devem mostrar a seus filhos outras maneiras de resolver os conflitos sem a utilização da violência, evitando encaminhar ao especialista, crianças que não possuem transtorno de conduta.
Quando há a necessidade de um encaminhamento, este deve ser baseado em fortes indícios, uma vez que a agressividade está presente na educação infantil, de forma natural.
Enfim, nem sempre a agressividade está ligada a um desvio de conduta, da mesma forma que nem todas as brigas existentes entre os alunos podem ser caracterizadas como bullying.
Justificativa: Através deste projeto, pude verificar quais os conflitos mais comuns dentro do ambiente escolar. Conflitos esses que fazem parte do dia - a - dia da escola. A falta de respeito com a natureza também é uma forma de violência e é uma das mais vivenciadas no ambiente escolar. Vamos

Relacionados