Projovem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO.

   O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sob asupervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Projovem Adolescente conta com uma equipe preparada de Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social e Facilitadores de Oficinas.Estes possuem o papel de consolidar os jovens no intuito de atingir ao máximo de seu objetivo. O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em sua metodologia, que é: 
-  a convivênciaSocial;
-  a participação Cidadã;
-  e o mundo do Trabalho.

O Projovem Adolescente tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e suapermanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho, opúblico-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens adolescentes entre 15 à 17 anos.
A sociedade brasileira sempre lidou com a questão dos jovens em conflito através de imagens preconceituosas ediscriminatórias. Historicamente, esses jovens percorreram uma trajetória marcada por denominações estigmatizantes, marcantes em cada contexto histórico-social. Sabe-se que o país tem elevados níveis dedesigualdade social e sofre um contínuo ritmo de concentração de riqueza, aumentando a distância entre ricos e pobres, ou entre a elite e os meninos infratores, filhos dos pobres. Para eles, não raro sãopromovidas ações ineficazes que não interferem na essência dos processos geradores da exclusão, no sentido utilizado por Castel (2004). É possível mudar essa realidade a partir do desenvolvimento deformas contra-hegemônicas de pensar, conforme Boaventura Santos, visando à inserção social dos jovens infratores, vítimas de políticas de inspiração neoliberal, como sujeitos do processo de emancipação...
tracking img