projovem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR




Possíveis Contribuições da Educação Física Escolar para o Projovem Adolescente.




Lirian Augusta da Conceição Silva




Campina Grande – PB2012
Lirian Augusta da Conceição Silva







Possíveis Contribuições da Educação Física Escolar para o Projovem Adolescente.




O artigo apresentado a Coordenação de Pós Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimentoparcial das exigências legais, para obtenção do Título de Especialista em Educação Física Escolar.



Orientadora: Prof. Dra. Elaine Melo de Brito Costa Lemos



Campina Grande – PB
2012

RESUMO
A partir da minha formação como graduada em Educação Física, fui contratada pela PM de Esperança PB para atuarcomo facilitadora de esporte e lazer do Programa do governo Federal Projovem Adolescente que é uma iniciativa do governo em incentivar a inclusão dos jovens a esportes, cultura e lazer, permitindo que jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania. Constatei então que alguns profissionais que atuam nos programas nasoficinas de esporte e lazer não têm conhecimento do documento que norteia para com os conteúdos a serem trabalhados visto que estes conteúdos são os mesmos citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC 2006; p. 229),devido a prioridade do programa ser voltado para jovens de 15 a 17 anos que estão nessa fase escolar. Dessa forma o presente artigo irá auxiliar para um melhor desempenhodesses profissionais na execução do programa. A pesquisa será de natureza documental que por sua vez se utilizou da análise de documentos do Projovem Adolescente. Assim, o desenvolvimento da pesquisa iniciou-se com uma leitura desses documentos, de livros com os conteúdos do ensino médio, e ainda livros sobre Políticas Públicas em busca de produção de conhecimento para auxiliar os facilitadores daoficina de esporte e lazer a fazer um trabalho bem direcionado com a Educação Física para proporcionar um aprendizado mais reflexivo, crítico e significativo na busca de uma formação cidadã.

Palavras-chave: Projovem Adolescente. Educação Física. Prática Pedagógica







1. INTRODUÇÃO.
Há muito se fala das questões e dos problemas envolvendo a juventude em geral e, em especial,a juventude mais pobre. A questão da juventude, entretanto, alçada a condição de prioridade na agenda social do País e objeto de uma política pública específica, voltada ao segmento juvenil, é fato bastante recente. Em 2004, tomando-se como referência a criação do Grupo de Trabalho Interministerial da Juventude, coordenado pela Secretaria -Geral da Presidência da República e reunindo 19Ministérios e Secretarias, esta questão ganhou contornos de prioridade política, consubstanciada, no ano seguinte, pela criação da Secretaria Nacional de Juventude SNJ, do Conselho Nacional de Juventude COJUVE e do Programa Nacional de Inclusão de jovens Projovem, instituídos pela Lei n°11.129, de 30 de junho de 2005.(Traçado Metodológico,2009)
No ano 2007, um novo grupo de Trabalho foi constituído destavez sob coordenação da Secretaria Nacional da Juventude – SNJ, com o objetivo de articular as políticas públicas e integrar os principais programas voltados para os jovens visando maior alcance e qualidade nas ações governamentais. Deste esforço coletivo empreendido pela secretaria Nacional da Juventude e pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e do...
tracking img