Projovem montes claros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJOVEM
O Projovem foi criado como ação integrante da política nacional de juventude, lançada pelo governo Federal em 2005, com atividades nacionais de inclusão, através da educação, qualificação eação comunitária. O programa é voltado especificamente para o segmento juvenil, vulnerável e pouco contemplado por políticas públicas.
Em Montes Claros, o programa projovem adolescente atende umademanda de mais de mil jovens de 15 a 17 anos, divididos em 52 grupos, acompanhados diretamente por uma equipe profissional, composta por um técnico de referência, um orientador social sendo umpsicólogo ou assistente e um facilitador de oficinas.
As atividades são acompanhadas de toda a equipe dos CRAS - Centros de referência em assistência social, com apoio da secretaria de DesenvolvimentoSocial. Nos coletivos espalhados pela cidade, o de maior número é o do Bairro Santos Reis, na Vila Oliveira, são três, no Maracanã e Delfino são cinco, na região central são dez coletivos.
- O orientadorsocial trabalha questões mais teóricas, uma metodologia mandada pelo ministério. O facilitador trabalham com oficinas diretamente com os jovens, são oficinas de arte, cultura, esporte e lazer, temasselecionados pelo ministérios para serem trabalhados. Além disso é aplicado também metodologias e trabalhos com a sociedade, é desenvolvido um plano de ação. Os jovens aprendem também seus direitos –informa.
Para participar do projeto, Beatriz revela que os adolescentes deverão ter idade de 15 a 17 anos, ser filhos de beneficiados do bolsa família, egressos de medidas sócio-educativas, enternadosde casas de passagem ou de casas de abrigo e jovens em situações vulneráveis.
Desta forma é possivel atingir os objetivos gerais de complementação da proteção social básica à família, buscandoestratégias para garantir a convivência familiar e comunitária.
- Passamos por dificuldades, que foram superadas e a partir de julho, haverá avanços significativos, com inclusão dos beneficiados no...
tracking img