Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS MECÂNICOS 1/ELEMENTOS DE
1 Introdução
O exercício da engenharia é uma arte, capaz de recompensar seu artista, o engenheiro, e beneficiar os seres cujas necessidades serão atendidas pelas soluções encontradas e implantadas. O engenheiro é então um artista, cujo trabalho é resolver problemas de engenharia com os materiais e com as ferramentas científicas disponíveis. No entanto, amaior das ferramentas que possui é a si próprio e o correto emprego dessa ferramenta pode ser expresso através de sua dedicação, sua disposição em conhecer e, principalmente, seu bom senso.
Engenharia é também uma ciência ligada a solução de problemas práticos. Embora essa definição seja extremamente abrangente, podendo incluir um médico que atua na solução de problemas de saúde ou um físico quebusca as bases do comportamento do universo, o engenheiro se diferencia porque seu trabalho consiste na construção de artefatos ou na análise e na otimização destes. Assim, o projeto e a construção desses artefatos, bem como o trabalho com os artefatos construídos, representam a melhor expressão do trabalho do engenheiro.
Para o exercício da Engenharia, o profissional necessita de conhecimento,materiais, experiência e uma boa dose de senso crítico, expressa em decisões que revelem seu bom senso. Este texto é basicamente sobre o conhecimento necessário para exercer a profissão. Os materiais e sua disponibilidade são tão importantes que fazem parte de outras disciplinas. A experiência, o profissional só a terá com a prática, que será incentivada pelos seus mestres. Por melhores que sejam osmestres, no entanto, sempre será difícil transmitir bom senso. Palavras ajudarão na formação do carater e esse terá muita influência no bom senso do engenheiro. Todavia, a imensa gama de variáveis que influi na formação pessoal do profissional impede que engenheiros que aprenderam da mesma forma, as mesmas coisas, com os mesmos mestres, exerçam a profissão com a mesma sabedoria. Caberá aoprofissional suprir suas próprias dificuldades em conter os arroubos naturais de quem tem muito conhecimento a aplicar, sem influenciar negativamente em sua capacidade criativa. Adquirir essa sabedoria é tarefa difícil, mas recompensadora.
Como já dito, este é um texto sobre conhecimento. Como tal tem a pretensão de apresentar um conjunto de tópicos que permita ao engenheiro o exercício de suaprofissão. Seria impossível, no entanto, incluir todo o conhecimento necessário para o exercício da engenharia. De fato, esse é um texto sobre as ferramentas para que o engenheiro desenvolva seus projetos. Ainda mais especificamente, esse é um texto sobre projetos em engenharia mecânica, em especial sobre o projeto de máquinas. O texto tem seu enfoque principal na descrição dos elementos básicos que compõemuma máquina e no conhecimento necessário para entendê-los e utilizá-los. Assim sendo, o texto discute suscintamente o conhecimento abordado em disciplinas básicas de engenharia, como os conceitos de tensão e deformação, as propriedades dos materiais de engenharia, os critérios de falha estática, a falha por fadiga, as falhas de impacto e de superfície. A seguir, são apresentadas as aplicaçõesdesses conceitos ao projeto e especificação dos elementos de uma máquina. Os elementos que serão estudados servem de base para a extensão dos mesmos conceitos a outros elementos. Ênfase será dada na abordagem aos seguintes elementos: eixos, chavetas, acomplamentos elásticos, molas helicoidais e planas, parafusos de movimento ou potência, junções aparafusadas, junções soldadas, mancais de rolamento emancais de deslizamento.
1.1. O Projeto Mecânico
O projeto mecânico surge de uma necessidade. Suprí-la, resolver o problema utilizando algum tipo de artefato, é tarefa do engenheiro. A necessidade nem sempre é evidente. Muitas vezes, esconde-se atrás do próprio palavreado ou da forma utilizada para expressá-la. Como exemplo, a necessidade não é construir uma ponte ou viaduto, o que...
tracking img