Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Você deve colocar este circuito em uma caixa e escrever cada LED com os números de 1 a 6. Agora, quando o interruptor S1 é pressionado momentaneamente, qualquer um dos seis LEDs acenderão. O número marcado para LED brilhanteo numero escolhido.
Toda vez que S1 é liberado, um novos LED acende aleatoriamente. Chances para cada LED brilhar é 16,66%.

[pic][pic]Este circuito faz uso de doisICs, IC555 e IC-CD4017. O 555 é usado como gerador um onda quadrada, e o CD4017 como um contador. Na verdade o CD4017 é um divisão por 10 johnson-counter com 10 saídas decodificadas. O IC555 simplesmente gera um clock para CD4017, e a freqüência de clock é controlado por R1 e C1.
O CD4017 inicia a contagem 0-9, colocando tensão em cada um dos 10 pinos (um após o outro). A tensão passa de um pinopara outro em cada borda positiva do clock. Uma vez que, no nosso circuito o pino 5 está em curto com o pino-15 (reset), o contador é reposto depois de completar 6, e novamente começa a partir do 0.
Componentes
R1 Resistor 22Kohms, 1/2W
R2 Resistor 12Kohms, 1/2W
IC1 Circuito integrado (555)
IC2 Circuito integrado (CD4017)
C1 Capacitor 0.022mfd, 50V
6 LEDs
INTRODUÇÃO

Medição dafrequência cardíaca indica a solidez do sistema cardiovascular humano. Este projecto demonstra uma técnica para medir o ritmo cardíaco através da detecção da alteração do volume de sangue arterial num dedo, enquanto o coração bombeia o sangue. É constituído por um diodo emissor de luz infravermelha, que transmite um sinal IR através da ponta do dedo do sujeito, uma parte do qual é reflectida pelas célulassanguíneas. O sinal reflectido é detectado por um sensor de fotodiodo. O volume de sangue mudando com resultados de pulsação de um trem de impulsos na saída do fotodíodo, a magnitude do qual é muito pequeno para ser detectado directamente por um microcontrolador. Por conseguinte, uma de duas fases de alto ganho, filtro passa baixo activo é concebido utilizando dois amplificadores operacionais(OpAmps) para filtrar e amplificar o sinal de nível de tensão a fim de que os impulsos pode ser contado por um microcontrolador. A frequência cardíaca é exibida em uma tela de 7 segmentos de 3 dígitos . O microcontrolador utilizado neste projeto é PIC16F628A.

[pic]
Dispositivo de medição de taxa cardíaca usando PIC16F628A
teoria
A frequência cardíaca é o número de batimentos cardíacos por unidadede tempo e é normalmente expressa em batimentos por minuto (bpm). Em adultos, a um coração normal bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto durante a condição de repouso. A freqüência cardíaca de repouso está diretamente relacionada à saúde e aptidão de uma pessoa e, portanto, é importante saber. Você pode medir a freqüência cardíaca, em qualquer local do corpo onde você pode sentir o pulso com osdedos. Os locais mais comuns são o pulso e o pescoço. É possível contar o número de impulsos dentro de um determinado intervalo de tempo (por exemplo, 15 segundos), e facilmente determinar o ritmo cardíaco em batimentos por minuto.
Este projeto descreve um microcontrolador baseado coração sistema measuement taxa que utiliza sensores ópticos para medir a alteração no volume de sangue na ponta dodedo com cada batimento cardíaco. A unidade de sensor consiste de uma ligação por infravermelhos diodo emissor de luz (IR LED) e um fotodíodo, colocados lado a lado, como mostrado abaixo. O diodo IR transmite uma luz infravermelha dentro da ponta do dedo (colocado sobre o sensor) e os sentidos de fotodíodo a porção da luz que é reflectida de volta. A intensidade da luz reflectida depende do volumede sangue no interior da ponta do dedo. Assim, cada batimento cardíaco altera ligeiramente a quantidade de luz reflectida de infravermelhos que pode ser detectado pelo fotodíodo. Com um condicionamento de sinal adequado, esta pequena alteração na amplitude da luz reflectida pode ser convertida em um pulso. Os pulsos podem ser posteriormente contadas pelo microcontrolador para determinar a...
tracking img