Projetos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de vida de projetos industriais
[...]

Introdução

O Guia de Gerenciamento de Projetos, PMBOK- “Project Management Body Of Knowledge”, 3ª. ed, (2004), editado pelo PMI - “Project Management Institute” caracteriza que um projeto é único e deve ser desenvolvido de forma temporária e progressiva. Descreve também que a progressividade de um projeto é dividida por fases para que se possamelhorar o controle gerencial com ligações adequadas às operações em andamento da organização executora. O conjunto de fases de um projeto é definido como sendo “O ciclo de vida do projeto” fazendo com o que os trabalhos sejam desenvolvidos progressivamente do início ao fim.

Segundo o PMBOK (2004), o ciclo de vida ajuda o Gerente do Projeto a definir a extensão de trabalho que um projeto deveráser desenvolvido. Por exemplo: Se o projeto for identificado como uma oportunidade que a alta direção de uma empresa deseja aproveitar, esta irá autorizar o Estudo de Viabilidade Econômica para decidir se deve ou não realizar o projeto. A definição do ciclo de vida do projeto pode ajudar o Gerente de Projeto a esclarecer se deve tratar o Estudo de Viabilidade como uma fase do projeto ou como umprojeto autônomo separado. Quando o resultado desse esforço preliminar não for claramente identificado, será melhor tratar esse esforço como um projeto separado.

Continua o PMBOK (2004) definindo que o ciclo de vida de um projeto representa os trabalhos técnicos a serem realizados em cada fase (tipo arquitetura, construção, etc..), ou entregas que devem ser realizadas em cada fase; estas devem serverificadas e validadas, bem como quem estará envolvido e como se deve controlar e aprovar cada fase.

Para que cada fase a ser desenvolvida, possa ser verificada e controlada, coloca o PMBOK que necessitamos incluir formulários, gráficos e listas de verificações (check list).

O ciclo de vida caracteriza as transferências técnicas ou o conjunto de entregas do projeto. Através deste trabalhogarante-se que estes estejam completos, exatos e aprovados antes que a próxima fase seja iniciada. Estas passagens são caracterizadas como TOLL GATES (“pedágios” do projeto ou autorizações para a passagem de uma fase para outra do projeto) e devem ser precedidas por MILESTONES (marcos de controle do projeto).

Assim, nos processos de desenvolvimento de projetos industriais os ciclos de vida sãocaracterizados como uma série de atividades técnicas que precisam ser desenvolvidas e satisfeitas para que o projeto possa progredir atendendo as expectativas do cliente. Estas expectativas devem ser caracterizadas ‘como critérios de aceitação e requisitos de aprovação do projeto desde a elaboração da Declaração de Escopo Preliminar ou Projeto Básico emitido pela equipe de gestão.

Técnicasenvolvidas no ciclo de vida

Segundo MILOSEVIC (2003) para poder-se analisar estrategicamente o desenvolvimento do projeto é necessário conhecer o Ciclo de Vida do Projeto. Segundo ele são através da análise de um ciclo de vida que poderemos verificar para cada fase quais serão as reais necessidades de controle organizacional do projeto.

MILOSEVIC (2003) coloca também que para cada fase deveremoscompor um conjunto de atividades e que estas podem ser subdivididas em dois grupos: Gerenciais e Técnicas.

As atividades gerenciais, dentro do ciclo de vida visam manter o projeto equilibrado para se manter o escopo, prazo, custo e qualidade. Assim, para que os projetos possam ser desenvolvidos e organizados dentro de um ciclo de vida, será necessário que a equipe de gerenciamento desenvolvaos processos gerenciais a serem utilizados para que a equipe técnica possa atender os requisitos de aprovação do cliente.

Dentro dos processos gerenciais e técnicos, uma metodologia para gerenciamento de projetos industriais irá requerer da equipe a utilização de documentos formais que atendam as necessidades de comunicação, tais como, formulários do Plano de Projeto, de Pedido de Mudança,...
tracking img