Projetos deos cincos sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

















EXPLORANDO OS CINCO SENTIDOS COLETIVAMENTE












PORTO ALEGRE
2012
PROJETO CINCO SENTIDOS

1. TEMA
Explorando os cinco sentidos coletivamente

2. JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a importância estimulação dos cinco sentidos da criança e sabendo que é neste espaço escolar que ela inicia o exercício de suashabilidades, propomos esse projeto para que, estimuladas, descubram espontaneamente diferentes sensações. A criança de 1,5 a 2 anos está no estádio sensório-motor, no qual a construção de conhecimento se dá principalmente através dos sentidos e aperfeiçoamento dos esquemas motores dentro do contexto da ausência de inteligência representativa (específica do estádio simbólico, de 2 a 7 anos). Considerando queé sensorialmente que a criança explora o mundo ao seu redor, por que não estimulá-la ainda mais, instigando sua curiosidade e potencializando atitudes intencionais? As crianças comunicam-se pelos sentidos naturalmente. Desde muito cedo reconhecem cheiros e revelam preferências gustativas, por exemplo. Portanto, o trabalho proposto nesse projeto visa estimular as habilidades físicas, motoras eperceptivas das crianças, possibilitando o “aprender a aprender” conhecendo a si próprio e o meio que lhe cerca.

3. SITUAÇÃO PROBLEMA
“Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, (...)”; Referencial curricular nacionalpara a educação infantil, pág 169.
Nem sempre as crianças do berçário são estimuladas em suas descobertas. É certo que ao longo de suas vidas irão descobrir as mais diversas sensações, entretanto esse processo de descoberta não precisa ser ao acaso. Um projeto como esse pode antecipar essa aprendizagem fazendo com que as crianças experimentem essas sensações bem antes do esperado, e por ser umprojeto direcionado pode potencializar as sensações já citadas.
“O homem aprende através dos sentidos. A capacidade de ver, ouvir, cheirar e provar proporciona os meios pelos quais se realiza uma interação do homem com seu meio (...) Quanto maior for a oportunidade para desenvolver uma crescente sensibilidade e maior a conscientização de todos os sentidos, maior será também a oportunidade deaprendizagem”. (LOWENFELD; BRITTAIN, 1977, p 17-18).

4. PÚBLICO ALVO
Berçário II (crianças de aproximadamente 1,5 a 2 anos).

5. OBJETIVO
Permitir que as crianças aprendam através da exploração de seus sentidos e esquemas motores em atividades de interação coletiva com objetos de conhecimento diversos.
Proporcionar o autoconhecimento por parte da criança, que experimentando determinadassensações descobrirá o que lhe agrada ou não, e o reconhecimento por parte dos educadores, que poderão identificar preferências e observar reações, o que permitirá um maior entrosamento entre o grupo.

6. EMBASAMENTO TEÓRICO

Conforme os estudos de Jean Piaget, a criança de 0 a 2 anos encontra-se no estádio de desenvolvimento humano denominado sensório-motor. O desenvolvimento humano écomposto de um conjunto de fatores interrelacionados com os demais aspectos desenvolvimentais: físicos, cognitivos e psicossociais. Dentre esses fatores encontramos a aprendizagem, que objeto de reflexão do professor, e fim último das suas ações pedagógicas.


Os bebês possuem a capacidade inata de aprender a partir de suas experiências sensoriais. Por meio da visão, audição, olfato, paladar etato, começam a explorar o mundo em que se inserem, e aprender com as experimentações que produzem. Desde o nascimento, o ser humano tem os instrumentos fundamentais para construir conhecimento, agir no mundo, conhecê-lo e construí-lo individualmente, e, também compartilhá-lo coletivamente no uso de signos comuns, conforme sua inserção social cultural. Os bebes são extremamente ativos, curiosos...
tracking img