Projetos de trabalho de formção- sonia petito

1118 palavras 5 páginas
Projetos de trabalho em informática : desenvolvendo competências / 1 ed. | |
Sonia pettito 2003 (Papirus Educação) | | Campinas : Papirus, 2003 | |

Sonia Pettito(2003) mostra que as crianças hoje em dia estão cada vez acompanhando mais o progresso da tecnologia com isso acaba se espelhando no que as tecnologias mostram. E nesse meio em que vivemos não basta apenas ser informado com a verdade, é necessário ter um senso critico para discutir o certo do errado. Cabe a escola e a família preparar esse aluno para ter esse senso critica em cima do homem atual, que chamamos de homem virtual. Esse homem está vivendo em um mundo irreal, sendo propagado pela tecnologia, ele é o que a tecnologia fazem acredita ser, com isso cabe à escola a função de mediadora da verdade identidade.
Os educadores precisam acompanham esse pensamento ágil e preciso desse homem virtual que seriam os alunos, que a sua primeira escola já seria os computadores, que navegando na internet já descobrem assuntos avançados. Nos recurso de informática não basta apenas ser utilizado como instrumentação. O docente tem que saber como utilizar didaticamente, sem essa didática a informática não garante o ensino-aprendizagem ao aluno. A escola deve ensinar o aluno a compreender como funciona esse “novo mundo” de tecnologias.
Quando o aluno está bem orientado ele tem a capacidade de utilizar a informática como ferramenta facilitadora para a aprendizagem, devendo desenvolver o senso critico e saber analisar os lados de uma questão, ter autonomia no aprendizado. A postura do professor que hoje seria o mediador do conhecimento favorece muito ao aluno esse desenvolvimento.
O educador ,segundo Dertouzos (1998), é a principal peça quando se articula o uso de programas para aprender que, na verdade, não ajudam no desenvolvimento da criatividade ou da capacidade de aprende. (pg22) O mercado de trabalho não está apenas especialista por determinado assunto tem que conhecer vários assuntos e estar

Relacionados