Projetos de processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL

CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA - BANCÁRIA GW 13-A-3








Índice






Conteúdo Páginas
Apresentação
01
Motivo/Justificativa do Trabalho
02
Introdução
03
Títulos Públicos
04 a 06
Impostos
06
Conclusão
07 e 08
Bibliografia
09












Apresentação




Trabalho sobre Títulos PúblicosTesouro Nacional


Banco Central










Disciplina

Produtos de Tesouraria




Professor: Jaime

Aluno: Joel Pinheiro RA 111501083







Página 01









Motivo/Justificativa do Trabalho









Trabalho apresentado a UNIBAN – Universidade Bandeirante de São Paulo ( Atual Anhanguera), como requisito de avaliação da disciplina de Produtosde Tesouraria, do curso Tecnólogo em Gestão Financeira - Bancária, relativo à Atividade Disciplinar de Auto-avaliação (ADA), referente ao complemento da nota do segundo bimestre.






















Página 02


UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL
CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA - BANCÁRIA GW 13-A-3



Introdução


Os títulos públicos são ativos de renda fixaque se constituem em boa opção de investimento para a sociedade. Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.
Anteriormente, sem muitos recursos, você só podia comprar títulos públicos indiretamente pela aquisição de cotas de fundos deinvestimento.
Neste tipo de investimento, as instituições financeiras funcionam como intermediários ao adquirirem os títulos públicos, que compõem as carteiras dos fundos, com os recursos oriundos de suas aplicações.
No caso do Tesouro Direto, você pode comprar diretamente os títulos que desejar, com redução do custo de intermediação.
Isso ocorre porque você monta a sua própria carteira deinvestimentos, ao escolher os prazos e os indexadores dos títulos conforme seu interesse. Esse programa permite que o pequeno investidor administre diretamente suas aplicações.
Se preferir também, poderá autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar o Tesouro Direto (Agentes de Custódia) em seu nome, realizando as compras e as vendas de seus títulos públicos.
Essa nova alternativade aplicação dos recursos permite investimentos a partir de R$ 100,00, com rentabilidade e segurança. Uma vez comprados os seus títulos, você pode aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do título), quando os recursos são depositados em sua conta. Ou, caso seja do seu interesse, você também poderá vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, àsquartas-feiras, pelo preço vigente no mercado.






Página 03







Títulos Públicos


Os títulos públicos são emitidos por entidades do governo federal, estadual ou municipal com o objetivo de captar recursos para financiar atividades consideradas fundamentais.

Os títulos têm prazos determinados para serem resgatados pelos emissores. Esses prazos variam de 180 dias atédécadas.


Títulos Públicos Federais, Estaduais e Municipais

Existem diferentes tipos de títulos públicos. Todo governo emite muitos títulos públicos, alguns com propósitos especiais.

Muitos títulos antigos ainda não foram resgatados e continuam sendo negociados. Existem 05 títulos públicos mais conhecidos, e que podem ser adquiridos com facilidade.


Títulos Públicos FederaisLetra do Tesouro Nacional (LTN)

Emitido pelo Tesouro Nacional para a cobertura de déficit orçamentário e antecipação de receita orçamentária.

O prazo de resgate varia de 1 a 4 anos e é definido no momento da emissão. É um título pré-fixado. Não está atrelado a uma taxa de juros ou indexador.

O valor atualizado é informado diariamente em função dos dias decorridos a partir da emissão...
tracking img