Projetos de prática investigativa e propositiva: religando saberes no ensino da didática no curso de licenciatura em química.

Páginas: 9 (2116 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
RESUMO: O ENSINO COM PESQUISA É UMA DEMANDA EMERGENTE PARA A AMPLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DOS SUJEITOS E PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INVESTIGATIVAS, FUNDAMENTAIS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O POTENCIAL FORMATIVO DOS PROJETOS DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E PROPOSITIVA JUNTO A UMA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA. A TEMÁTICA DOS PROJETOS FOI DEFINIDA PELOS LICENCIADOS, EM VIRTUDE DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PERTINENTES, E DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO. OS PROJETOS CONTEMPLARAM OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PROFESSORES E ALUNOS. POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PRÁTICA INVESTIGATIVA EPROPOSITIVA PERCEBEU-SE O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CAMPO DO PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RESGATANDO A INTERCONEXÃO DOS SABERES QUE PERPASSAM A DOCÊNCIA EM UMA VISÃO DE CONJUNTO.

INTRODUÇÃO

O ensino da Didática, nos cursos de formação de professores, tem sido campo de inúmeras tensões e múltiplas percepções. Entre os docentes que ministrama disciplina ou que atuam nas diferentes licenciaturas, encontramos a defesa das especificidades de cada área do conhecimento, bem como da linguagem e metodologias que lhes seriam particulares. Logo, a Didática deveria ser ministrada por quem possui formação na área de atuação do futuro licenciado. Por outro lado, a Pedagogia reivindica este campo de atuação, pois pedagogia e didática sempreestiveram juntas desde a sua constituição histórica. Acreditamos que essa complexa questão emerge da influência da racionalidade moderna, pois os temas fundamentais da didática “têm sido tratados dentro da lógica da simplificação, de dividir e descontextualizar” (Santos, 2010, p. 68).
Entende-se que a didática é um campo amplo e complexo por mobilizar e articular fundamentos mutirreferenciais emultidimensionais. A didática para assumir um papel tão significativo na formação do professor não deve reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais se desenvolvem o processo de ensino-aprendizagem, e sim, ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa realizada pelo educador, juntamente com o educando. Ou seja, além do aspecto instrumental ou técnico,contemplando conhecimentos educacionais que vão desde os fundamentos que justificam o processo de ensinagem até o planejamento, a avaliação e a organização curricular da escola.
Em geral, a disciplina de Didática insere-se no terceiro ano dos cursos de licenciatura. Etapa em que já foram construídas algumas referências sobre os fundamentos da educação, ensinados boa parte dos conteúdos conceituaisespecíficos das diferentes áreas e mediadas as inserções nos espaços escolares. Portanto, momento oportuno para fortalecer as relações teórico/práticas no campo da Didática, investigar e problematizar as práticas escolares e incentivar ações propositivas.
Assim, propusemos, junto a uma turma de Didática do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande, o desenvolvimento deprojetos de prática investigativa e propositiva com o objetivo de fortalecer os processos formativos que ocorrem neste campo compartilhado, ou seja, o diálogo entre os saberes oriundos da Didática, da Pedagogia, da educação em Química e das diferentes realidades escolares. Por meio dos projetos objetivamos, também, promover a contextualização dos objetivos, conhecimentos, metodologias e processosavaliativos que perpassam a docência, resgatando a interconexão dos saberes em uma visão de conjunto.

DESENVOLVIMENTO

Os projetos de prática investigativa e propositiva visaram desenvolver ações de acompanhamento e reflexão sobre os fazeres didáticos que perpassam a docência no ensino de Química, buscando compreender sua complexidade e multidimensionalidade.
Temos percebido que os fazeres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A didática e a prática no ensino aprendizagem da química
  • Didática no ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo
  • A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – IFPE –CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
  • Didatica e praticas de ensino
  • Didatica e pratica de ensino
  • didatica e pratica de ensino
  • Didática e práticas de ensino
  • Didática e práticas de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!