Projetos de prática investigativa e propositiva: religando saberes no ensino da didática no curso de licenciatura em química.

2116 palavras 9 páginas
RESUMO: O ENSINO COM PESQUISA É UMA DEMANDA EMERGENTE PARA A AMPLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DOS SUJEITOS E PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INVESTIGATIVAS, FUNDAMENTAIS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O POTENCIAL FORMATIVO DOS PROJETOS DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E PROPOSITIVA JUNTO A UMA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA. A TEMÁTICA DOS PROJETOS FOI DEFINIDA PELOS LICENCIADOS, EM VIRTUDE DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PERTINENTES, E DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO. OS PROJETOS CONTEMPLARAM OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PROFESSORES E ALUNOS. POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E PROPOSITIVA PERCEBEU-SE O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CAMPO DO PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RESGATANDO A INTERCONEXÃO DOS SABERES QUE PERPASSAM A DOCÊNCIA EM UMA VISÃO DE CONJUNTO.

INTRODUÇÃO

O ensino da Didática, nos cursos de formação de professores, tem sido campo de inúmeras tensões e múltiplas percepções. Entre os docentes que ministram a disciplina ou que atuam nas diferentes licenciaturas, encontramos a defesa das especificidades de cada área do conhecimento, bem como da linguagem e metodologias que lhes seriam particulares. Logo, a Didática deveria ser ministrada por quem possui formação na área de atuação do futuro licenciado. Por outro lado, a Pedagogia reivindica este campo de atuação, pois pedagogia e didática sempre estiveram juntas desde a sua constituição histórica. Acreditamos que essa complexa questão emerge da influência da racionalidade moderna, pois os temas fundamentais da didática “têm sido tratados dentro da lógica da simplificação, de dividir e descontextualizar” (Santos, 2010, p. 68).
Entende-se que a didática é um campo amplo e complexo por mobilizar e articular fundamentos mutirreferenciais e

Relacionados