Projetos de eficiência energética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A entrevista da semana é com o consultor de Novos Negócios da Reativa S. Engenharia e da Empresa Verde, Gilber Simionato, que explica a questão da eficiência energética e as formas de redução nascontas de luz, assim como o problema da emissão de gases.

1X O setor energético brasileiro vem passando por profundas mudanças, inclusive a privatização da maior parte das concessões e distribuiçãode energia elétrica e gás natural. De fato, o que é eficiência energética?

É uma atividade técnico-econômica que visa proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custosoperacionais correlatos; minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa ou empreendimento.2X Com todos esses acontecimentos políticos e econômicos que o setor energético vem sofrendo ao longo dos anos, a eficiência energética acabou ficando em segundo plano. Por que uma política nessesentido é importante e quais vantagens e aspectos positivos podemos perceber no nosso cotidiano?

O próprio termo "Políticas Públicas" define: São programas, elaborados pelos governos que administram,organizam e tomam decisões sobre assuntos públicos, coletivos etc. Sem uma direção criada fatalmente teríamos ações isoladas e aleatórias. Pela existência de tais iniciativas é que norteamos nossasações, nossos projetos, se não existissem estaríamos à mercê de interesses particulares, atitudes isoladas e sem qualquer respaldo legal. A prova de sua eficácia é o que estamos conseguindo atingir nos diasde hoje, além dos inúmeros projetos em andamento.

Enquanto o Ministério de Minas e Energia (MME) prepara o terreno para o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), uma das iniciativascruciais para o país alcançar a meta de redução no consumo de energia elétrica, de 10% em 2030, faz história. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), instituído pela portaria...
tracking img