PROJETOS DE CONSTRUÇÕES DEHIDRELÉTRICAS

1823 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
Fronteiras agrícolas são as terras aonde acabam as florestas e começam as plantações. No caso específico da Amazônia essa fronteira é principalmente a do cultivo da soja e criação de gado. A região, que abrange mais ou menos a área de RO, norte do MT, sul do PA ao TO, é também chamada de "arco do desmatamento", ou "arco de fogo". É nessa região que ocorrem os maiores desmatamentos na Amazônia.
A Amazônia foi consagrada como província energética, do Brasil e do mundo, por abrigar metade do potencial de geração do país de fonte hidráulica. Mais de 80% da energia produzida no Brasil tem essa origem. Provavelmente nenhum país com as dimensões brasileiras tem tal dependência hidrelétrica, o que geralmente é considerado como uma enorme vantagem competitiva (mas que acarreta também repercussões negativas). Como a Amazônia abriga a maior bacia hidrográfica do planeta, nada mais natural do que de seus numerosos e caudalosos rios o Brasil - e o mundo - extraiam a energia de que precisam: a mais limpa, a mais renovável, a mais barata de todas as energias.
PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS
Diversos grupos ambientalistas se posicionam contra a expansão das hidrelétricas na Amazônia, segundo biólogos e cientistas a construção de hidrelétricas de barragem ou de fio d’água aceleraria o ritmo de desmatamento na região amazônica. O governo federal mantém o projeto de construir mais 22 hidrelétricas na Amazônia nos próximos anos.
A hidrelétrica é defendida por ser limpa e barata em comparação às termelétricas e usinas nucleares. A razão de se temer pelo desmatamento foi confirmada por meio de dados e mapas publicados pelo IBAMA entre 2010 e 2011, em que foram detectados aumento do desmatamento na região do Pará (Belo Monte) e Rondônia.
Dentro do governo, a Eletrobrás como empresa estatal não pretende abrir mão de seu projeto hidrelétrico na região amazônica. A estatal pretende centralizar a produção de energia investindo em projetos

Relacionados

  • Fontes de energia
    17311 palavras | 70 páginas