Projetos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculado a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem.
Costuma ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se senteenvolvido no processo de aprendizagem. Geralmente, permite ao estudante escolher o tema ou envolver-se em sua escolha. Isto faz com que ele leve adiante a busca, na qual há de recolher, selecionar, ordenar, analisar e interpretar a informação. Essa tarefa pode ser realizada de maneira individual ou grupal, e seus resultados deverão ser públicos, para favorecer um conhecimento partilhado.Na cultura contemporânea, uma questão, fundamental para que um indivíduo possa “compreender” o mundo em que vive, é que saiba como ter acesso, analisar e interpretar a informação. Na educação escolar, supõe-se que se deva facilitar esse aproveitamento, num processo que começamos que nunca termina, pois sempre podemos ter acesso a formas mais complexas de dar significado à informação.(Hernández – Transgressão e Mudança, páginas 88/89)



Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir o conhecimento.
Na organização dos conhecimentos escolares através de Centros de Interesses, costuma ser o docente quem se responsabiliza e decide a informação que os alunosirão trabalhar em aula. Nos projetos, essa função não se exclui, mas se complementa com as iniciativas e colaborações dos alunos. Esse envolvimento dos estudantes na busca da informação tem uma série de efeitos que se relacionam com a intenção educativa dos Projetos. Em primeiro lugar, faz com que assumam como próprio o tema, e que aprendam a situar-se diante da informação a partir suas própriaspossibilidades e recursos Mas também, lhe leva a envolver outras pessoas na busca de informação, o que significa considerar que não se aprende só na escola, e que aprender é um ato comunicativo, já que necessitam da informação que os outros trazem. Mas, sobretudo, descobrem que eles também têm uma responsabilidade na sua própria aprendizagem, que não podem esperar passivamente que o professor tenhatodas as respostas e lhes ofereça todas as soluções, especialmente porque, o educador é um facilitador, com freqüência, um estudante a mais.




COMO SE ORGANIZA UM PROJETO


É fundamental que a questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações dos alunos e não impostas pelo professor.
O tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de umaexperiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir como um problema proposto com a professora, ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto.


A ORGANIZAÇÃO
Não há uma seqüência única e geral para todos os projetos. Inclusive quando duas professoras compartilham de uma mesma pesquisa o percurso pode ser diferente.
• O desenvolvimento de um projetonão é linear, nem previsível;
• O professor também pesquisa e aprende;
• Não pode ser repetido;
• Choca-se com a idéia de que se deve ensinar do mais fácil ao mais difícil;
• Questiona a idéia de que se deve começar pelo mais próximo (moradia, bairro, vogais...).
O grupo como um todo (crianças e adultos) busca informações externas em diferentes tipos de fontes: conversas ouentrevistas com informantes diversos, passeios, visitas, observações, explorações de materiais, experiências concretas, pesquisas bibliográficas, Internet. Alguns pontos são relevantes na busca de subsídios que alimentem o fio condutor dos projetos. Entre eles: biblioteca da escola, parceria com as famílias e a comunidade, organização do prédio e da sala de aula, registro.
A AVALIAÇÃO...
tracking img